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A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), em sua 235ª Reunião da CNIC, ocorrida em Brasília (DF), entre os dias 04 e 06 de agosto de 2015 autorizou a captação via renúncia fiscal (Lei Rouanet) de R$ 15.612.410,10 para 11 projetos na área de museus.
 
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) analisou quatro projetos, enquanto outras vinculadas do Ministério da Cultura (MinC) analisaram as outras 7 propostas. Os projetos analisados são: exposição internacional composta por obras do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo a ser exposta no Museu de São Roque, pertencente à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, com o apoio da Embaixada do Brasil em Lisboa; a instalação do Centro de Cultura, Pesquisa, História e Memória sobre a água no Estado do Rio de Janeiro; preservação do acervo do Museu IBS – Instituto Bruno Segalla e a implantação do Projeto Legatus, que consiste em uma plataforma interativa voltada ao público Feminino, que resgata historicamente, a importância da mulher dentro do contexto cultural, social, educacional, corporativo, histórico e ambiental.
 
Dentre os outros projetos analisados estão: comemoração do centenário do escritor Adonias Filho; 1º Festival Internacional de arte e realidade aumentada e PopCine – Circuito Popular de Cinema. Leia mais sobre os aprovados na reunião na página do MinC.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação MinC

O Programa Pontos de Memória convida as redes territoriais e temáticas de memória e museologia social a fazerem um levantamento das iniciativas que tenham desenvolvido ou estejam em processos de realização de seus inventários participativos.
 
Considerado etapa fundamental para o desenvolvimento de Pontos de Memória, o inventário participativo é um instrumento de estímulo para que os próprios grupos e comunidades locais possam, em primeira pessoa, assumir a identificação, a seleção e o registro das referências culturais significativas para suas memórias e histórias sociais em seus processos de musealização.
 
A sistematização dos dados resultará em uma publicação que incluirá as experiências de destaque, além de servir como referência para a proposição de metas para as diretrizes prioritárias do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e como ferramenta de gestão de políticas culturais.
 
O levantamento subsidiará, ainda, o diálogo e a participação dos diversos atores nos processos de monitoramento e avaliação do Programa Pontos de Memória. Os formulários respondidos devem ser encaminhados até 10 de setembro de 2015 para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Ibram

Durante essa semana, Carlos Roberto Brandão, presidente do Ibram; Marcos Mantoan, chefe de Gabinete; e as diretoras do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, Eneida Braga; do Departamento de Processos Museais, Manuelina Duarte; e do Departamento de Planejamento e Gestão Interna, Valeria Grilanda  percorreram alguns museus do Ibram no Rio de Janeiro.
 
Foram realizadas reuniões e visitas às instalações para análise das ações prioritárias para 2015 nos museus: Museu Nacional de Belas Artes, Museu do Açude, Museu Chácara do Céu, Museu da República, Museu Villa-Lobos, Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói, e Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio. O deslocamento fez parte da série de visitas programadas esse ano para todos os museus Ibram, com o objetivo de alcançar melhorias de gestão e aproximar a direção do Instituto de suas unidades.
 
Além dos museus Ibram, a Caravana participou do lançamento da Programação Cultural dos Jogos Olímpicos. Na oportunidade, Brandão assinou um convênio com a Prefeitura do Rio para o Passaporte Cultural Cidade Olímpica. Além da gratuidade em museus e exposições, o passaporte olímpico também vai oferecer descontos de 65% para teatros e shows. Saiba mais na página da Prefeitura.
 
Em Niterói, a caravana também conheceu os museus Janete Costa e Museu do Ingá. As próximas missões estão programadas para as regiões Sul (Museu das Missões, RS e Museu Victor Meirelles, SC); Centro-Oeste (Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Museu das Bandeiras e Museu Casa da Princesa, GO), Nordeste (Museu da Abolição, PE) e Sudeste (Museu Solar Monjardim, ES).

Fonte: Assessoria de Comunicação Ibram

A quarta edição do Seminário de Conservação-Restauração da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais ocorrerá de 5 a 7 de outubro no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

Neste ano, o tema do seminário é Tecnologias Aplicadas à Conservação do Patrimônio Cultural e a programação conta com palestras, comunicações e oficinas com profissionais da área. Para o primeiro dia do Seminário (palestras e comunicações) não será cobrada taxa de participação, já as oficinas terão o preço de R$ 100 para associados da ACCR e R$ 200 para não associados (inscrições para as oficinas se encerram em 15 de setembro).

:: A programação completa do evento e outras informações estão disponíveis no site da ACCR

Fonte: Com informações da ACCR

O Museu Lasar Segall/Ibram abre no sábado (8), às 17h, a exposição "Mário de Andrade e seus dois pintores: Lasar Segall e Candido Portinari". A mostra, que vem de uma temporada carioca no Museu Chácara do Céu/Ibram, tem curadoria de Anna Paola Baptista.
 
A exposição é uma celebração de mais de duas décadas de admiração e amizade entre Mário de Andrade (1893 -1945) e os dois artistas. O evento ainda homenageia os 70 anos de falecimento de Mário de Andrade, completados este ano.
 
Para o escritor, Segall e Portinari passaram a ser seus “dois pintores”, não só porque melhor capturaram o escritor em tela, mas porque eram, em sua opinião, “os que contavam mesmo” na cena cultural brasileira. E ele passaria a viver entre os dois na medida em que se desenvolveu uma extrema polarização entre Segall e Portinari no âmbito do mundo artístico brasileiro.
 
Segundo a curadora, Anna Paola Baptista, “a rivalidade entre os dois artistas, se não era certamente promovida ou causada por Mário de Andrade, com certeza passava também por ele, que tentava administrá-la, por vezes mitigando, por vezes fustigando. Com exceção de considerações tecidas acerca dos seus dois retratos (e estas somente em cartas para amigos), Mário jamais escreveu crítica comparativa da obra dos artistas. Mas o fato é que se sentia irremediavelmente colhido na rede de intrigas e partidarismos que ele afirmava o enojar. ”
 
A exposição é composta por 50 obras de Lasar Segall e Candido Portinari, produzidas entre 1913 e 1943, pertencentes a coleções institucionais e particulares. Elas foram selecionadas com o intuito de criar um panorama da arte dos dois pintores a partir das impressões tecidas na crítica de arte e da relação pessoal que o escritor mantinha com ambos. São, portanto, as ideias e opiniões de Mário de Andrade que guiam o percurso das obras e sua distribuição em pequenos conjuntos. Também são de sua autoria os comentários que acompanham cada um dos trabalhos da exposição. Continue lendo. 

Fonte: Site do Ibram