A atriz Claudia Abreu apresenta a peça “Virginia” dentro da programação da 10ª Maratona Cultural de Florianópolis. O espetáculo será no dia 22 de março, às 20h, com ingressos distribuídos gratuitamente (confira as informações no fim desta matéria).

"Virginia" é o resultado dos vários atravessamentos que Virginia Woolf (1882-1941) provocou em Cláudia Abreu ao longo de sua trajetória. A vida e a obra da autora inglesa são os motores de criação deste espetáculo, fruto de um longo processo de pesquisa e experimentação que durou mais de cinco anos. Primeiro monólogo da carreira da atriz, marca ainda a sua estreia na dramaturgia e o retorno da parceria com Amir Haddad. 
Em cena, a atriz interpreta a genial escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. 

A relação de Cláudia com Virginia Woolf começa em "Orlando", montagem assinada por Bia Lessa, em 1989. Aos 18 anos, ela travou contato inicial com a escritora de clássicos como "Mrs Dalloway", "Ao Farol" e "As Ondas". No entanto, somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou de cabeça no universo da autora. Após ler e reler alguns livros, incluindo as memórias, biografias e diários, a vontade de escrever sobre Virginia falou mais alto.

A dramaturgia foi concebida como inventário íntimo da vida da autora. Em seus últimos momentos, ela rememora acontecimentos marcantes em sua vida, a paixão pelo conhecimento, os momentos felizes com os queridos amigos do grupo intelectual de Bloomsbury, além de revelar afetos, dores e seu processo criativo. A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de "dar corpo" às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.

 Os espetáculos no Teatro Ademir Rosa terão distribuição de ingressos da seguinte forma:
- Metade dos ingressos serão disponibilizados um dia antes de cada espetáculo, a partir das 10h, emitindo um voucher pela plataforma Sympla. Este voucher poderá ser trocado pelo ingresso diretamente no CIC, no dia da apresentação, entre o meio-dia e 1h30 antes do início do espetáculo. Cada pessoa tem direito a apenas um voucher.
- A outra metade dos ingressos será distribuída apenas presencialmente no CIC, no dia de cada espetáculo, uma hora antes do início da sessão. Esta distribuição ocorrerá por ordem de chegada e também será limitada a um voucher por pessoa.
Em todas as distribuições serão respeitados os acessos prioritários.

Mais informações no site oficial do evento