Aconteceu dia 24 de junho, no Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, em Orleans,  a palestra promovida pelo curso de Museologia com o Dr. Mário de Souza Chagas, professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (DEPMUS/IBRAM/MinC), membro do conselho consultivo da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, professor convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. O evento contou com a participação dos acadêmicos, professores e egressos do curso de Museologia do Unibave, de uma turma do curso de Pedagogia da instituição, com representantes do Sistema Estadual de Museus, da Fundação Catarinense de Cultura e de alunos do curso de turismo do Instituto Agrotécnico Federal de Santa Rosa do Sul.

O palestrante enfocou a importância da criação do Instituto Brasileiro de Museus e da disseminação de conhecimento que esse instituto proporciona. Ao longo de sua fala demonstrou sua paixão pelo assunto e fez o público presente apaixonar-se por ele também.

Após a palestra, o coordenador do curso de Museologia Prof. Maurício da Silva Selau coordenou as perguntas e o debate a cerca do tema, onde o palestrante sugeriu ações e possibilidades de convênio com a instituição o Museu ao Ar Livre de Orleans, e o curso de Museologia.