A apresentação artística do Coral Infantojuvenil da Fundação Bradesco encerrou as atividades do primeiro dia do 5º Fórum Catarinense de Museus, em Laguna. Antes disso, ao longo da tarde, foram realizados encontros paralelos reunindo diferentes profissionais de áreas ligadas aos museus, como a Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR), Museólogos da 5ª Região (Encorem) e da Rede de Educadores em Museus (REM/SC).

Dois paineis também completaram a tarde desta segunda-feira (15). Um deles foi sobre ética profissional na área da museologia e o outro reuniu atuais e ex-servidores do Sistema Estadual de Museus, que relataram ações, experiências e atividades realizadas desde a criação do SEM/SC.

O Fórum Catarinense de Museus segue até quarta-feira (17), com palestras, debates, oficinas, plenárias e relatos de experiências. O evento é organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), com a parceria da Prefeitura de Laguna e da Fundação Lagunense de Cultura. É o maior evento do setor museal catarinense, reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, educação, estudantes e interessados na discussão sobre patrimônio museal e a sua relação com a sociedade. Nesta edição, o objetivo é refletir, debater o Estatuto Catarinense de Museus.

O 5º Fórum Catarinense de Museus integra a programação de aniversário de 40 anos da FCC.