Estão abertas as inscrições para a oficina Turismo Cultural e Museus, que fará parte da programação do 5º Fórum Catarinense de Museus. Para participar, basta se inscrever no mesmo formulário disponibilizado no site oficial do evento para as inscrições de participantes no Fórum. As demais oficinas que ocorrerão durante o evento já tiveram todas as vagas preenchidas.

A Oficina de Turismo Cultural será ministrada pela arquiteta e consultora independente do Iphan/Unesco Vanessa Maria Pereira, no Museu Histórico Anita Garibaldi. Durante o encontro, serão abordados a definição e classificação dos tipos de turismo cultural, principais atividades praticadas no setor, o patrimônio cultural material e imaterial como ativos econômicos e o papel dos museus na promoção do desenvolvimento econômico local, a partir das práticas de turismo cultural, estratégias municipais e regionais.

Vanessa Maria Pereira possui mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (2008), e graduação em Arquitetura e Urbanismo (2003), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como professora titular da Faculdade Barddal, professora substituta da UFSC, chefe da Divisão Técnica do IPHAN/SC, chefe do Escritório Técnico do IPHAN, em São Francisco do Sul/SC, e arquiteta e urbanista da empresa Occa Projeto e Incorporação, sendo responsável pelo desenvolvimento e coordenação de projetos de arquitetura e restauração, bem como por estudos urbanísticos. Recentemente, integrou a equipe técnica do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis como Diretora Técnica, Superintendente Adjunta e Superintendente, e da Fundação Catarinense de Cultura, como Diretora de Preservação do Patrimônio Cultural, onde atuou nas áreas de patrimônio material, imaterial, museus e bibliotecas. Atualmente, atua como consultora independente contratada pela UNESCO para desenvolver o Projeto Normas – Bahia para o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Sobre o evento

O 5º Fórum Catarinense de Museus ocorrerá de 15 a 17 de julho, em Laguna. Dentro da programação oficial do encontro estão previstas, ainda, as oficinas de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado (Ministrante: Taís Valente - Ibram), Gestão Museológica (Ministrante: Newton Fabiano Soares) e de Documentação Museológica (Ministrante: Drª Rosana Andrade Dias do Nascimento). As inscrições para estas oficinas já foram encerradas

O evento é organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), tendo na atual edição a parceria da Fundação Lagunense de Cultura. O FCM é o maior evento do setor museal catarinense, reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, educação, estudantes e interessados na discussão sobre patrimônio museal e a sua relação com a sociedade. Nesta edição, o objetivo é refletir, debater e aprovar o Estatuto Catarinense de Museus.

:: Conheça o site oficial do 5º Fórum Catarinense de Museus