O segundo Encontro Estadual de Patrimônio Cultural, promovido pela Diretoria de Preservação do Patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), será realizado nos dias 16, 17 e 18 de abril, no município de São Lourenço do Oeste, cidade que está completando 60 anos. Serão três dias de intensas trocas de ideias, com palestras, oficinas, debates e atividades artísticas como o projeto Cinema ao Vivo, que fará a exibição do filme “Nosferatu”, com trilha sonora executada ao vivo, logo na abertura, dia 16, às 19h30. Toda a programação é gratuita (confira a abaixo) e as inscrições estão abertas.

:: Acesse o formulário de inscrição

:: Acesse a programação completa

O Encontro é uma das ações em curso desde o ano passado para divulgar o trabalho da FCC e orientar a comunidade da região Oeste de Santa Catarina sobre a importância e os mecanismos para promover a preservação do patrimônio cultural. As atividades serão concentradas no Teatro Professor Arno Ignácio Etges e tem o apoio do Instituto Cultural de São Lourenço.

A programação é ampla e direcionada principalmente aos gestores de cultura, bibliotecários, museólogos, historiadores, educadores, artistas, produtores, estudantes e profissionais que atuam na área de patrimônio e também interessados no tema. Para participar basta acessar e fazer o download da ficha de inscrição, preencher o cadastro e enviá-lo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As palestras, oficinas e debates abordarão temas divididos em quatro eixos de atuação: o patrimônio material (móvel e imóvel); o patrimônio imaterial; museus; e bibliotecas. 


MIS-SC leva a experiência do cinema ao vivo

Além dos temas técnicos que envolvem preservação e legislação sobre patrimônio, o encontro também possibilita a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas principais casas que estão sob a gerência da FCC, como a Casa da Alfândega, a Biblioteca Pública de Santa Catarina e os museus Nacional do Mar, Etnográfico – Casa dos Açores, Histórico de Santa Catarina, de Artes de Santa Catarina (MASC) e da Imagem e do Som (MIS-SC).

O MIS-SC fará as honras da abertura no dia 16, com uma sessão gratuita de um dos seus principais projetos: o Cinema ao Vivo. Para a sessão que ocorrerá às 19h30, no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, será exibido o clássico do terror Nosferatu, de 1922, com a trilha sonora executada ao vivo pela banda Skrotes, de Florianópolis. Para experimentar a sensação de como eram as sessões na época do cinema mudo não precisa pagar nada, basta retirar os ingressos com antecedência.

SERVIÇO:

Encontro Estadual de Patrimônio Cultural – São Lourenço do Oeste

Quando: dias 16, 17 e 18 de abril
Local: Teatro Professor Arno Ignácio Etges
Endereço: Via Parque Sn – Bairro Cruzeiro - São Lourenço do Oeste
Inscrições: gratuitas neste link
Realização: Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural/Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
Telefone para contato: 48 3664-2557.


Fonte: Assessoria de Comunicação FCC