Um povo sem passado a cultivar não tem futuro a esperar. Esse é o lema do Eintrachtvolkstanzgruppe - Grupo Folclórico Alemão Eintracht, de Blumenau - que irá homenagear o padrinho cultural Alberto Liesenberg (In memoriam). Com o projeto "Dançando nos passos da nossa história", o grupo irá produzir traje alemão histórico da cidade de Braunschweig, Alemanha, entre as ações previstas para o segundo semestre. A exposição de Trajes/História do Eintrachtvolkstanzgruppe fica de 15 de agosto a 6 de setembro no Mausoléu Dr. Blumenau, aberto de segunda a domingo das 10h às 16h; e de 10 de setembro a 5 de outubro, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, aberto de terça a sexta-feira, das 10h30 às 16h30, e aos sábados, das 10h30 às 15h.
 
O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Fundação Cultural de Blumenau e prefeitura. "Pretendemos com este projeto homenagear nosso "padrinho cultural" Alberto Liesenberg (In memoriam), grande incentivador da cultura através do canto coral, dança nos bailes, teatro, música sacra e folclórica, e também o fundador de nosso município, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau", explica a coordenadora do grupo Jane Mary Schmitz Liesenberg. "Vamos pesquisar e produzir um traje histórico da cidade de Braunschweig, Alemanha, para dez casais da categoria adulto do Grupo Folclórico Alemão Eintracht e consequentemente promover e divulgar nossa cidade em nossas atividades culturais por meio deste traje."
 
Segundo Jane, o resultado esperado ao confeccionar o traje é contar uma parte da história da cidade por meio da vida de um cidadão blumenauense e do seu envolvimento cultural com as suas raízes. "Como grupo folclórico também fazemos apresentações em outras cidades, assim automaticamente divulgamos o nosso município tanto pela história quanto pela imagem turística com foco na Oktoberfest", acrescenta.
 

Fonte: FCBLU