O Ecomuseu do Ribeirão da Ilha está desenvolvendo desde 2015 o projeto de Documentação Museológica do seu acervo. O projeto está sendo realizado com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina; Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL); e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014, e tem duração até setembro de 2016.

De setembro de 2015 até o presente momento, já foram desenvolvidas as atividades de levantamento da documentação sobre a instituição, bem como a organização dos documentos de registro do acervo. Também já foi implantada a Política de Aquisição e de Descarte do Acervo e o Regimento Interno do Ecomuseu do Ribeirão da Ilha, que foram aprovados em Assembléia Extraordinária da Associação Ecomuseu do Ribeirão da Ilha em janeiro de 2016.

Nos meses de outubro e novembro de 2015, foi desenvolvido o diagnóstico e a marcação provisória do acervo. Em abril, foi finalizada a marcação permanente dos objetos, observando as suas especificidades.  Atualmente, o projeto está na etapa de preenchimento das fichas de identificação do acervo e inserção dos dados no Banco de Dados DOCMusa. Todas as atividades desenvolvidas seguem o Estatuto Brasileiro de Museus – Lei nº 11.904/2009 e o Código de Ética do Conselho Federal de Museologia – Lei nº 7.287/1984.

Mais informações: (48) 3237-8148 / www.ecomuseudoribeirao.com.br

Fonte: Ecomuseu do Ribeirão da Ilha