A imbitubense Gláucia Maindra da Silva representará Santa Catarina como delegada na Setorial da Literatura, Livro e Leitura, concorrendo a uma vaga no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Ela foi eleita como primeira colocada na sua setorial, com 175 votos nas Eleições do CNPC 2015-1017. Os delegados eleitos participam dos Fóruns Nacionais em novembro. Os mandatos duram dois anos e podem ser renovados pelo mesmo período.
 
A servidora pública é bibliotecária e atualmente exerce a função de Gerente de Fomento e Incentivo à Cultura no Governo de Imbituba, através da superintendência de cultura, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Também é membro do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
 
"Agradeço o apoio dos todos que colaboraram na divulgação deste processo eleitoral, que na minha compreensão é o mais democrático já realizado. Sinto que fiz minha parte nesse processo e estou realmente satisfeita em saber que Santa Catarina poderá enviar três candidatos na setorial da Literatura, Livro e Leitura para a próxima etapa. Desejo muito contribuir para um país mais igualitário com acesso à cultura e informação a todos. Acredito que temos uma longa caminhada pela frente. A formação do público leitor é um desafio constante que nos fortalece nessa busca por melhorias. Estou orgulhosa em representar nossa cidade e estado", agradece Gláucia.
 
Rodrigo Fortis, Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, explica que o "Conselho Nacional é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Cultura. Esse órgão tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis do governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional".
 
Sobre o Conselho Nacional de Política Cultural
 
O Conselho é um órgão colegiado do Ministério da Cultura que tem por objetivo propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais. Ao todo, foram 545 eleitos distribuídos em 16 colegiados setoriais: Arquivos; Arquitetura e Urbanismo; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Livro, Leitura e Literatura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; Teatro.
 
Os Fóruns serão realizados em:
- De 10 a 13 de novembro, a realização dos Fóruns Nacionais Setoriais será no Rio de Janeiro, com os Colegiados de Dança, Teatro, Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura e Circo.
- De 17 a 20 de novembro, os Fóruns Nacionais Setoriais serão em Brasília com os Colegiados de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos e GT (Grupo de Trabalho) Museus.
- De 24 a 29 de novembro, a realização dos Fóruns Nacionais Setoriais será no Encontro dos Povos de Culturas Tradicionais e Populares, em Serra Talhada (PE), com os Colegiados de Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira, GT (Grupo de Trabalho) indígena.
 
 
Links úteis
 
CNPC - Eleições 2015/2017 - Apresentação dos resultados da etapa estadual
Confira o resultado da etapa estadual da eleição do CNPC
 
 
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fonte: Biblioteca Pública Municipal de Imbituba