Apenas um comparativo entre a Casa Canônica, em foto de 1980, e o atual Museu do Vinho. O local foi tombado como patrimônio histórico estadual e completamente recuperado em 1983, preservando suas características originais. Na comparação é possível perceber detalhes de uma e outro como, por exemplo, a varanda na entrada, que foi erguida cerca de um metro, na restauração.

A estrutura imponente e carregada de história foi construída em madeira, em 1931, pelos padres Salvatorianos, para abrigar a Paróquia Salvatoriana da antiga Vila Perdizes. É ladeada por uma praça, onde está instalada uma réplica do coreto existente na década de 1930, em frente a Igreja matriz. Aos fundos possui um parreiral, que caracteriza as origens do município.

O museu preserva e difunde a história da uva e do vinho, através da exposição de equipamentos usados pelos primeiros colonizadores, para a fabricação do vinho colonial. O espaço ainda oferece exposições temporárias de fotos e objetos, exposição permanente de vitivinicultura e pesquisa histórica - arquivo público do início de Videira. No local ainda há uma cantina onde é possível fazer a degustação de vinhos e sucos de uva.

Saiba mais: museudovinho.blogspot.com 
Telefone: (48) 3566- 6133
O museu está aberto à visitação de terça-feira e domingo, das 8h30min às 12h e das 13h30min até 18h. 
A entrada é gratuita.