Para marcar o segundo aniversário de inauguração, o Museu Hering, de Blumenau, lançou o livro Museu Hering: conquistas e possibilidades criativas. A obra reúne artigos elaborados por 12 colaboradores da instituição (internos e externos), sobre temas convergentes com a proposta multicultural e multidisciplinar do Museu.

Com tiragem de 1 mil exemplares, a obra será distribuída de forma dirigida, prioritariamente para bibliotecas e escolas, mas estará disponível para pessoas interessadas no próprio Museu Hering. O projeto gráfico da capa é assinado pelo designer Vitor César, alinhado com a nova proposta de identidade visual do Museu Hering, a partir do conceito da fonte Enxaimel Type. A impressão é da Editora Nova Letra.

Na apresentação, a diretora técnica da Fundação Hermann Hering e gerente de comunicação institucional da Cia Hering, Amélia Malheiros, dá um panorama da representatividade do Museu Hering para o público nestes dois anos de visitação. Apropriando-se das estatísticas e de depoimentos deixados por visitantes do Brasil e exterior, Amélia vai constatando os objetivos alcançados e os desafios que se apresentam para o futuro da instituição. “O Museu está em Blumenau, onde nasceu essa história, mas deve projetar-se para o mundo, descobrindo seus caminhos, sua vocação enquanto espaço cultural de entretenimento, de descobertas pessoais”, afirma.

Museu Hering: conquistas e possibilidades criativas é a segunda obra de uma série anual proposta pela instituição. A primeira foi lançada em 2011 – Tempo ao tempo: nasce um museu, na qual se faz um registro da implantação e um panorama do acervo atual. Este segundo é resultado de um desafio proposto à equipe, de trazer a visão de cada um sobre o patrimônio cultural com o qual trabalham cotidianamente.

“Dar espaço a interpretações sobre o patrimônio industrial da Hering, assim como a novas propostas de musealização que provoquem novas ações educativas e expositivas. O objetivo é registrar ações, explorar o potencial do Museu e gerar espaço de criatividade aos agentes envolvidos. E também, produzir e divulgar conhecimento museológico, disseminando a experiência do Museu Hering a outros museus e equipes, visando a troca de experiências e a consolidação de um trabalho”, justifica a museóloga.

O livro está organizado em cinco partes conceituais e sequenciais: Museu, Administração e Produção; Museu e Comunicação; Museu e Coleção; Museu e Metodologia; Banco de Criatividade. Este último traz uma entrevista com o colaborador Sido Stribel, funcionário aposentado da Cia Hering que hoje integra o quadro de monitores do Museu Hering.

Os autores:
• Amélia Malheiros – Introdução
• Marília Xavier Cury – Apresentação
• Allison Bruno Andrade
• Daniel Philipi Knop
• Fernanda Luiza Koffke
• Franciele Machado
• Gabriel Henrique Michel da Silva
• Hanelore Sandner Campregher
• Mariana Girardi Barbosa Silva
• Mariana Luiza de Oliveira Deschamps
• Paulo de Tarso Nunes
• Sérgio Gregório Sartori
• Tássia Bachmann Pabst
• Valquíria Venturi Starke

Para solicitar a versão impressa, entre em contato com o museu. Você também pode ler online ou baixar a versão em PDF.

Fonte: Informações do Museu Hering