"Aves Brasileiras" é o tema da 4ª Mostra Arte Animal, aberta na noite de 7 de novembro, na Unesc. Durante três meses, crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista realizaram atividades no Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, na Unesc, e no Colégio, para conhecerem melhor as espécies de aves e retratá-las em pinturas em tela. A abertura do evento ocorreu no Espaço Cultural Toque de Arte, com leitura de textos, poesia e apresentação musical dos alunos. A presença da réplica do filhote de Tiranossauro Rex, do Museu de Zoologia, despertou a curiosidade em crianças e adultos.

Do Espaço Cultural, os participantes do projeto, familiares e professores seguiram ao Museu de Zoologia, para conhecerem o espaço e os quadros, e foram recepcionados com gravação de canto de pássaros. A Mostra permanece na Universidade até o dia 22 de novembro.

Aves e arte

Os amigos Marco Antônio Remor Ronsoni e Luca Rocha Dal Toé, ambos com 6 anos, participaram desta edição do projeto e gostaram da experiência. "Eu achei bem legal e aprendi bastante", comentou Marco Antônio. "Gostei muito de desenhar e pintar o quadro", complementou Lucca.

Segundo Morgana Cirimbelli Gaidzinski, a coordenadora do Museu, o projeto quer despertar a consciência ambiental das crianças, aliando arte e ciência. "Queremos que eles aprendam de maneira lúdica e divertida sobre um tema tão importante para todos", afirmou. Ela explicou que durante os três meses em que as crianças participaram do projeto, elas visitaram o Museu para aprender sobre as aves e no Colégio, eles conheceram mais sobre arte e o trabalho de grandes pintores, e produziram as telas com o tema da Mostra. Ingrid Martins, coordenadora educacional do Colégio Marista, destacou que projetos como o Arte Animal contribuem para a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e o meio ambiente.

Para Roberto Recart dos Santos, assessor Acadêmico de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, o maior resultado de um trabalho como o Arte Animal é refletido nos envolvidos. "O agradecimento real é nosso. O que fazemos tem valor se a comunidade participar e estiver inserida".

O projeto Arte Animal, uma iniciativa da Unesc, em parceria com o Colégio Marista, foi lançado em 2009. Desde então, todos os anos os trabalhos dos estudantes são expostos no Museu. A Mostra já teve como temas "Animais Marinhos", "Mata Atlântica" e "Animais em Extinção". Em 2011, o Arte Animal foi condecorado com o Prêmio Darcy Ribeiro, na categoria Educação.

Fonte: Informações: Milena Spilere Nandi/ASCOM Unesc