FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Educação Patrimonial e o Programa Santa Afro Catarina, que será oferecido durante a 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os interessados devem acessar o site http://inscricoes1.sepex.ufsc.br/, cadastrar-se e fazer a inscrição até o dia 21 de novembro, gratuitamente.

Os curso terá três dias de duração (21, 22 e 23 de novembro), das 14h às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. Serão oferecidas 40 vagas para o público-alvo que são professores da educação básica; alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes, Ciências Sociais, História, Geografia, Museologia, Pedagogia e áreas afins; profissionais das áreas de museus, arquivos e outras instituições culturais.

O curso integra as atividades do programa Santa Afro Catarina, do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC) e do GT de Ensino de História e Educação da ANPUH/SC, como parte das ações previstas de formação de profissionais para o trabalho com a Memória e o Patrimônio Cultural. O curso irá oferecer oportunidade de capacitação, por meio de aprofundamento teórico-prático, com ênfase no patrimônio cultural e suas aproximações com as áreas do ensino e do turismo cultural. Durante os encontros estão previstas diversas atividades como exposições sobre o conteúdo, discussões, exibição de vídeos e uma atividade prática no centro de Florianópolis, quando será realizado um roteiro temático que irá percorrer os espaços e lugares associados à presença histórica de africanos e afrodescendentes que viveram em Desterro (atual Florianópolis) no século XIX.

A capacitação será ministrada pelos professores do MEN/UFSC Mônica Martins da Silva, Andréa Ferreira Delgado e Elison Antônio Paim.