A Fundação Cultural de Blumenau, por intermédio do Museu da Família Colonial, Museu de Hábitos e Costumes e do Museu de Arte de Blumenau, em comemoração ao dia Internacional dos Museus, 18 de maio, promoverá uma Mesa Redonda com a temática Acessibilidade em Museus. O objetivo é debater acerca da inclusão de deficientes visuais e da experiência de comunicação envolvendo um pai e seu filho autista com uso da arte visual.

A mesa será composta pela gerente do Centro Braille, Eliane Luchini, e pelo artista plástico, fonoaudiólogo, mestre em educação superior Miguel Higuera Cancino. O debate ocorrerá no dia 18 de maio de 2012, no Auditório Edith Gartner ( Rua XV de Novembro, 161), das 14h às 17h.

A palestrante Eliane Luchini abordará sua expêriencia com cegos, bem como as atividades desenvolvidas pela Fundação Cultural de Blumenau para atender a este público, e como estas ações podem ser desenvolvidas e adaptadas dentro de um museu. A palestra também versará sobre a experiência de comunicação entre um pai e seu filho autista através da arte visual, evidenciando que as dificuldades do autismo podem ser vistas sob um olhar diferente e mais positivo que motive as famílias a compartilhamento no cotidiano com seus filhos.

Miguel Higuera Cancino é especialista em Autismo, Asperger, Síndrome de Down e SDAH, com experiência nessas áreas há mais de 27 anos. É também fonoaudiólogo e mestre em Educação Superior,  docente do curso de Mestrado de Neurociência da Universidade Finis Terrae - Chile. Além disso, é autor do livro 'Mi hijo no habla", em que relata sua experiência com o filho autista.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até 17 de maio, pelos telefones (47) 3322-1676 / 3326-6596 ou e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.