O Museu Salustiano Costa Junior, de Porto União, abriu oficialmente suas portas na sexta-feira (27/4). A cerimônia oficializou o início das atividades do novo local do Museu Municipal, na Rua Sete de Setembro, 557, centro do município.

No local, além da instalação do Museu Municipal, estará permanentemente a Fundação de Cultura e a Associação dos Artesãos, que já utiliza o espaço térreo desde o ano passado. Todos os objetos do Museu, bem como a Fundação de Cultura, estão locados no piso superior e a entrada é feita pela escadaria a direita da porta utilizada pela Associação.

O prédio pertence à família Benghi e Ruggiere e foi passado em comodato para a Prefeitura, em 2009, com o objetivo de dar a ele a função cultural, já que o prédio permanecia há muito tempo fechado. A parceria firmada com a família foi de que a casa seria restaurada e cuidada, mantendo os traços arquitetônicos da década de 1930. Sendo assim, foram iniciados os serviços de reformas em todo o prédio. Inicialmente o piso térreo recebeu as melhorias. Depois, a equipe da Prefeitura, coordenada pela Fundação de Cultura, seguiu para o piso superior e o amplo jardim, que ganhou também uma iluminação diferenciada.