A construção de instrumentos musicais de madeira é o enfoque da exposição de maio e junho de 2012, no Museu da Música. Com o tema "As madeiras dos Instrumentos musicais", a mostra tem inicio no dia 2 de maio e se estende até 30 de junho.

Na exposição, o público poderá conferir de perto mais de 30 espécies de madeiras utilizadas na confecção de instrumentos musicais, muitos dos quais fazem parte do acervo do Museu da Música, como violinos, oboés, charamelas e fagotes. As madeiras serão apresentadas em sua forma bruta e algumas das etapas da construção de um instrumento. Também serão expostos fotos e cartazes contando um pouco da história das madeiras, além de vídeos, mostrando profissionais da luteria e os seus instrumentos.

No dia 3 de maio, às 14h, a abertura da exposição contará com um coquetel, apresentações musicais e uma palestra em forma de simpósio com André Passini, Evandro Nardelli e o Luthier de violinos Cristiano Mannes. Na palestra, serão abordados temas como a construção de instrumentos de sopro, características e uso das madeiras e a construção de violinos e instrumentos de cordas friccionadas. Na exposição haverá também mudas de algumas árvores cujas madeiras estarão expostas.

Para celebrar a semana do meio ambiente, no início de junho, as mudas das árvores serão plantadas por alunos que participarem da ação educativa. Na primeira quinzena do mês de junho também será realizada a 3ª Oficina de Construção de Flauta de Bambu. Para grupos que agendarem sua visita serão realizadas também ações educativas durante o período da exposição. Atividades relacionadas à 10ª Semana dos Museus serão realizadas durante a exposição.

Serviço:

O que: Exposição As Madeiras dos Instrumentos Musicais
Onde: Museu da Música - Timbó
Quando: de 3 de maio a 30 de junho de 2012
Informações: (47) 3399-0418

Fonte: Informações do Museu da Música