Formação e discussão sobre temas relativos aos museus. Este é o objetivo do projeto Museu em Curso, uma realização da Secretaria de Cultura e Arte e Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral - UFSC, em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Universitário. A cada mês, será realizada uma palestra voltada para as diversas áreas da teoria e da prática museológica.

A décima primeira ocorrerá no dia 29 de março, das 16h às 18h, no auditório do Museu Universitário. O ministrante será o Engenheiro Mecânico Saulo Guths, professor da Universidade Federal de Santa Catarina. A palestra intitulada "Degradação de Acervos: Parâmetros Ambientais e Métodos de Controle", abordará o conhecimento básico dos fenômenos envolvidos para a implementação de uma política de preservação, assim como das formas de medição e das diferentes soluções que possam ser aplicadas dentro do contexto da instituição.

Tanto a teoria básica quanto a prática concordam que a temperatura e a umidade relativa são os fatores primários que controlam as taxas de deterioração: decadência química, danos mecânicos e biodeterioração. Serão apresentados os principais parâmetros de influência da temperatura e umidade, a definição de Umidade Relativa e Umidade Absoluta, o fenômeno de condensação superficial, as técnicas de medição da temperatura e umidade, a definição do Índice de Preservação. Serão ainda apresentados os métodos clássicos de controle de temperatura e umidade relativa, e métodos alternativos desenvolvidos especialmente para conservação de acervos.
 
Saulo Guths é Professor Adjunto do Curso de Engenharia Mecânica da UFSC. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de micro sensores térmicos; Análise Térmica de Edificações; Desenvolvimento de termo-anemômetros a efeito Peltier; Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento térmico para museus e arquivos; Desenvolvimento e construção de bancadas didáticas; Desenvolvimento e construção de transdutores de fluxo de calor e Medição de resistência térmica de materiais isolantes.
 
Serviço:

O que: Museu em curso: "Degradação de Acervos: Parâmetros Ambientais e Métodos de Controle" com Saulo Guths
Quando: 29 de março de 2012, das 16h às 18h
Onde: Auditório do Museu Universitário
Quanto: Entrada franca
Informações: (48) 3721-8604 ou 9325
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serão fornecidos certificados

Fonte: Com informações do Museu Universitário da UFSC