Três museus cadastrados no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), setor subordinado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), foram contemplados pelo edital Modernização de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). "O benefício oferecido aos nosso museus pela política de editais do governo federal é muito bem-vindo. Nossa intenção é incentivar, cada vez mais, a modernização do espaço museal", opina Joceli de Souza, presidente da FCC.

Outras seis instituições museológicas do Estado fazem parte da lista de reserva e podem receber o apoio do Programa de Fomento aos Museus, do Governo Federal, em 2012. O edital dará apoio financeiro à modernização das instituições museológicas.

Os contemplados

Entre os catarinenses vencedores do edital estão o Museu Carlos Lampe, de Rio Negrinho; o Museu Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, de Florianópolis; e o Museu Arqueológico de Sambaqui, de Joinville. Na lista de espera estão Museu Municipal Ministro Andréas Thales, de Treze Tílias; Museu de Arte de Joinville; Museu Histórico Municipal Pedro Lorenzoni, de Pinheiro Preto; Museu do Milho, de Xanxerê; Museu Paleo-Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen, de Taió; e Museu Victorino Affonso Lenhardt, de Saudades.

"Nos últimos anos, a área de fomento a museus tem crescido bastante em virtude da demanda por qualificação no setor. Essa é uma grande conquista para Santa Catarina e mostra a qualidade dos projetos contemplados", avalia o coordenador do SEM/SC”, Maurício Rafael.

Novos museus

Além do Mordernização de Museus, o Ibram também contemplou Santa Catarina com a implantação de duas novas instituições, dentro do edital Mais Museus. As cidades de Formosa do Sul e Caxambu do Sul, ambas na região Oeste do Estado, estão na lista dos 17 projetos escolhidos pelo órgão federal em todo o país. Entre os critérios atendidos, as cidades contempladas deveriam ter até 50 mil habitantes e ainda não contarem com museus instituídos.

Mais informações podem ser obtidas no site do Ibram: www.museus.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC