A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Sistema Estadual de Museus  (SEM) está com inscrições abertas para duas oficinas de capacitação para profissionais de museus em Urussanga, no Sul de Santa Catarina. Os interessados podem fazer o download da ficha de inscrição (na barra ao lado desta matéria), preenchê-la e encaminhar até 27 de agosto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As oficinas serão realizadas entre os dias 29 e 31 de agosto no Centro Cultural – Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.  A capacitação é gratuita e voltada preferencialmente aos profissionais atuantes em museus e instituições afins que estejam cadastradas no SEM.

Neste primeiro módulo, os participantes aprenderão sobre a gestão e o planejamento museológico e também a conservação preventiva dos acervos. Outros seis módulos devem ser aplicados até 2014 em todas as regiões do Estado.

Urussanga é a segunda cidade catarinense a receber as oficinas do SEM, que passaram por Pinhalzinho na última semana. Na oportunidade, também será proferida palestra sobre o Sistema Municipal de Cultura de Criciúma, com a servidora da FCC, Rea Silvia Barbosa, com o objetivo de incentivar os demais municípios da região a  participar do Sistema.

As oficinas terão 70 vagas e carga horária de 24 horas/aula. Serão entregues certificado de participação aos oficineiros que tiverem, pelo menos, 75% de freqüência.

O Programa de Capactação Museológica em Urussanga tem o apoio do Departamento Municipal de Cultura, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).  Patrocínio do Funcultural da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Detalhes sobre as oficinas:

Oficina 1: Gestão e planejamento museológico
Ministrante: Mirella de Jesus Honoratto (Museóloga e professora do curso de Museologia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave/SC e do Programa de Pós Graduação em Bens Culturais da Faculdade dos Imigrantes - Fai/RS).
Ementa: Museu: dinâmica do conceito. Diferentes tipologias de museus. O museu e suas funções. Nova Museologia. Legislação vigente para a área museal. Política Nacional e Estadual de Museus. Importância, vantagens e limites do plano museológico. Metodologia para elaboração e implantação do plano. Missão institucional: finalidades, valores, metas e funções. Identificação de público-alvo e parceiros institucionais. Avaliação do plano museológico: Legalização, legislação e documentos institucionais: ata de fundação, decreto de criação, estatuto e regimento interno

Oficina 2: Conservação preventiva de acervos.
Ministrante: Márcia Regina Escorteganha Laner (Funcionária da Fundação Catarinense de Cultura- FCC. Conservadora-restauradora do  Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais – ATECOR/FCC. Atualmente cursa Doutorado sobre restauração de pinturas murais-Pós-ARQ/ UFSC e UJM- França).
Ementa: Causas da degradação física, química, biológica e humana dos acervos. Controle ambiental nos ambientes. Manuseio e acondicionamento do acervo; mobiliário adequado; iluminação; higienização dos ambientes. Registro e controle dos acervos.

Serviço:
O que: Oficinas do programa de Capacitação Museológica
Onde: Centro Cultural – Parque Municipal Ado Cassetari Vieira – Urussanga
Quando: de 29 a 31 de agosto de 2011, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h
Mais informações:
Sistema Estadual  de Museus – SEM/SC
Fone: (48) 3953-2332 ou 3953-2382
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Departamento Municipal de Turismo de Urussanga
Parque Municipal Ado Cassetari Vieira
Fone:  (48) 3465-6238
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Participação gratuita

* Confira a programação completa das oficinas na barra ao lado desta matéria

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC