FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Nos meses de março, abril e maio foram entregues os documentos e material de divulgação do Inventário dos Bens Móveis Sacros – Etapa 2, às comunidades de seis municípios catarinenses.

O objetivo deste Inventário é o conhecimento, o registro e a proteção dos bens móveis de valor histórico, artístico e cultural, pertencentes ao acervo sacro reunido nas igrejas tombadas pelo Estado.

 

Na Etapa 1, foram inventariados os bens de cinco igrejas tombadas pelo Estado, a saber: Igreja Matriz de São José – São José; Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência – Florianópolis; Igreja de São Francisco de Paula – Canasvieiras, Florianópolis; Capela de São João Batista - Rio Vermelho, Florianópolis; Igreja de Nossa Senhora Rosário – Enseada de Brito, Palhoça.

 

Este trabalho, que foi coordenado pelo Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis – ATECOR, da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, é um importante instrumento de proteção contra roubo, evasão, destruição ou descaracterização desses bens.

 

As entregas da Etapa 2 tiveram lugar nas seguintes datas e Igrejas:

 

29/03/11

  • Igreja Nosso Senhor do Bonfim – São José;

13/04/11

  • Igreja Bom Jesus dos Aflitos – Porto Belo;

  • Capela de Santo Amaro – Balneário Camboriú;

26/04/11

  • Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres – Lages;

03/05/11

  • Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Igreja Nossa Senhora da Conceição - Itajaí;

  • Igreja de São João Batista – Penha.

 

Além dos Párocos e representantes dos conselhos paroquiais, foram convidados também, responsáveis pela cultura e preservação do patrimônio, ligados às prefeituras, sendo doados para cada igreja e município aproximadamente 600 exemplares de uma publicação que explica o trabalho, com fotos das as principais obras de arte sacra encontradas em cada igreja, para distribuição nas comunidades.

 

Para a Etapa 3 estão previstas as seguintes Igrejas:

 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – Urussanga;

Igreja do Senhor Bom Jesus do Socorro - Distrito de Pescaria Brava/ Laguna; Igreja de São Joaquim – Garopaba;

Igreja de Sant'Ana - Vila Nova - Imbituba;

Igreja Nossa Senhora da Piedade - Armação da Piedade/Governador Celso Ramos.

 

Fátima Regina Althoff – 26/05/2011

Coordenadora do Projeto

ATECOR