Museu e Memória é o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para as comemorações do Dia Internacional dos Museus em 18 de maio de 2011. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) vai celebrar a data com o mesmo tema, promovendo a 9ª Semana Nacional de Museus, que ocorrerá de 16 a 22 de maio de 2011.

O tema Museu e Memória permite uma reflexão da importância dos museus para a história dos povos e das sociedades e leva os participantes a descobrirem e redescobrirem a memória individual e coletiva. Os museus têm coleções que são fundamentais para a memória das comunidades em que vivemos. Esses objetos são expressões do nosso patrimônio natural e cultural.

SNM - A Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para museus de todo o Brasil promoverem eventos sobre um mesmo tema e se integrarem, intensificando suas relações com a sociedade. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação da semana.

Para se ter uma idéia do crescimento da iniciativa, em 2003 foram organizados cerca de 270 eventos, ao passo que em 2010 este número subiu para mais de 1.700 em todos os estados brasileiros, em 588 instituições museais.