Estão abertas as inscrições para a oficina "O teatro e a dança na redescoberta do corpo idoso", que será ministrada no Centro Integrado de Cultura (CIC). A oficina terá início no dia 10 de abril e será concluída em  em 26 de junho, com encontros sempre às quartas-feiras no período da tarde. A atividade foi selecionada por meio do edital N° 023/2018 - Seleção de Profissionais de Arte e Cultura para a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Os interessados deverão se dirigir à Diretoria de Difusão Artística da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para realizar a matrícula, portando carteira de identidade e CPF.

Sobre a Oficina:

A oficina une a dança e o teatro na investigação de diferentes modos de mover o corpo, podendo assim redescobri-lo. A proposta busca desconstruir uma série de padrões que o corpo estabelece durante a vida, tornando-se muitas vezes mais mecânico e rígido. Um dos benefícios das práticas propostas nesta oficina é driblar essas características do corpo que envelhece e a tendência de ir sempre pelos mesmos lugares, possibilitando às/aos participantes um novo modo de ver/ser o corpo. Os encontros irão trabalhar fatores como atenção, disponibilidade, precisão, autonomia e percepção, tudo isso na relação com o outro, o ambiente e o tempo presente.

Público-alvo: pessoas de terceira idade que se interessem por conhecer, fazer e pensar arte, mais precisamente dança e teatro.

Sobre o ministrante:

Thaina Gasparotto é educadora, atriz, dançarina e produtora cultural. Graduada no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc (2017). Possui formação em técnicas de Educação Somática (2017), com Débora Bolsanello. Atuou na configuração de dança contemporânea “Desapropriar de mim” (2014); foi assistente de direção e produtora do espetáculo Ignorãça (2015). Participou do projeto de pesquisa “Escritas Compositivas: repercussões sensoriais e cinéticas da dança em Florianópolis”, coordenado por Sandra Meyer (2015-2016). Fez parte do Coletivo Mapas e Hipertextos (2016-2017) e foi integrante de Entropia – Experiências Artísticas (2014-2018), que possui em seu repertório o espetáculo “Rinha”, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2014, e a instalação coreográfica “Fome”, ambos apresentados na 10a edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea Múltipla Dança (2017). Atualmente é professora de dança contemporânea no Studio Dance Ímpar e produtora da “Mostra Camaleoa – Mulheres Fazendo Arte”, projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú. Tem um projeto de oficina com o Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI) do CEFID, em parceria com Beatriz Gonçalves, no qual ministra aulas de dança e de teatro desde março de 2018.

Serviço:

O Teatro e a Dança na Redescoberta do Corpo Idoso

Ministrante: Thaina Gasparotto

Início: dia 10 de abril de 2019 - Término: 26 de junho de 2019

Quartas-feiras – Período Vespertino (16h – 18h)

Carga Horária: 26h (12 encontros) 

Mensalidade: R$60,00 (aula avulsa R$15,00)

*Aula experimental dia 09 de abril de 2019, às 16h às 18h.

 

Mais informações: 48 3664 2637.