As atividades do Ponto de Cultura NEFA (Núcleo Experimental de Formas Animadas) vão entrar em ritmo de maratona cultural durante o mês de junho. Com a proposta de integrar manifestações artísticas da região e promover parcerias com grupos e iniciativas que estejam interessadas em utilizar o reformulado espaço cultural da Rua Eurico Adam, centro de Itajaí, o projeto foi aprovado pelo Governo Federal para atuar durante três anos na cidade.

Prova de que as ideias já saíram do papel é a programação artística fechada para o próximo mês, envolvendo curso clown, apresentação de teatro, participação na Virada Cultural que comemora o aniversário da cidade e encontro dos batuqueiros para estudo de maracatu.

Em parceria com o SESC Itajaí o espaço do NEFA vai receber a oficina Aprofundamento na Arte do Clown (Que quero dizer?) entre os dias 1 e 9 de junho. O ministrante é o diretor, ator e palhaço espanhol, radicado em Santa Catarina e diretor do Grupo Pé de Vento, Pene Nuñes. Os encontros estão marcados das 18h às 23h e pretendem trabalhar a arte de improvisação em clown. As inscrições, que estão abertas no valor de 80 reais para o público em geral e 60 reais para comerciantes, podem ser feitas no SESC Itajaí da Avenida Marcos Konder.

O projeto Palco Giratório do SESC vai, pela primeira vez, sair das coxias do Teatro Municipal e aportar na sede do Ponto de Cultura, em Itajaí. A apresentação do espetáculo Filhas da Mata, que vem de Rondônia para atuar na cidade, acontece no dia 8 de junho, às 20 horas. A proposta da peça é receber o público entre as cenas que vão circular nas instalações e espaços cênicos espalhados pela sede do NEFA. A entrada é gratuita e os ingressos limitados podem ser retirados na secretaria do SESC Itajaí, em horário comercial.

Já nos dias 14 e 15 de junho a Cia Manipuladora de Formas Etc e Tal, do diretor Cidval Batista Jr, coordenador do Ponto de Cultura, sobe ao palco da Praça Vidal Ramos, em frente é Igrejinha da Imaculada Conceição, para integrar a programação da Virada Cultural de Itajaí, que comemora os 150 anos de aniversário da cidade com manifestações artísticas e culturais em diversos pontos. O espetáculo infantil Um Dia será apresentado dia 14, às 14h e às 18h; Já As incríveis histórias de Joe em: coragem para quem tem medo, de público infantil e adolescente, será apresentado dia 15, às 15h e às 19h. Programa gratuito.

A oficina de Maracatu e ritmos africanos, que estava marcada para o início do mês de junho, foi transferida para os dias 18, 19, 20, 21 e 23 . O batuque acontece sob as ordens do Mestre Tiriba ? professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí. O público alvo é tanto de percussionistas que queiram aperfeiçoar e trocar experiências na prática do Maracatu, quanto a comunidade em geral que esteja interessada em conhecer os ritmos da tradição africana. As inscrições gratuitas e com vagas limitadas seguem abertas e podem ser feitas na secretaria do NEFA, das 14h às 18horas. Os encontros acontecem sempre das 19h às 22h, no espaço de ensaios do NEFA.

PEPE NUñES


Pepe Nuñez desenvolve pesquisa na arte do clown desde 1992, quando começou sua formação viajando pelo mundo e conhecendo mestres como Gabriel Chamé (Argentina), José Ramon Jimenez (Espanha), Django Edwards (EUA), ângela de Castro (Brasil/Inglaterra), Sue Morrison (Canadá), entre outros.

CIA ETC E TAL


Fundada em 1999, a Cia Manipuladora de Formas Etc e Tal tem o objetivo de estudar o fazer teatral, a manipulação corporal por meio de técnicas do teatro contemporâneo ? com a participação em festivais, seminários, cursos e oficinas que tratassem do tema ?, a aplicação do trabalho aos corpos externos (bonecos) e objetos do cotidiano que possam ser animados. Com uma série de espetáculos apresentados e premiados em festivais nacionais, a Cia é comandada pelo ator e diretor Cidval Batista Jr. Há três anos trabalha com o projeto ?Popularização Teatral?, com o intuito de levar espetáculos gratuitos para os Centros de Educação Infantil (CEIs) que se encontram em áreas de risco da cidade. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

NEFA
Ponto de Cultura NEFA ? Núcleo Experimental de Formas Animadas, com sede no centro da cidade e atuação em escolas e demais espaços culturais da região. O projeto, coordenado pelo diretor e ator Cidval Batista Jr., pretende ser um ambiente para incentivar e abrigar manifestações culturais de todas as vertentes: do teatro à capoeira, passando pelas artes plásticas, música, dança, circo, formas animadas e demais expressões da cultura popular. O espaço do NEFA está disponível para professores ou grupos da região que queiram realizar seus cursos e ensaios.

Para isso, basta entrar em contato com a coordenação do Ponto de Cultura pelo telefone (47) 4105-0665. Ou dirigindo-se pessoalmente à sede do Ponto de Cultura NEFA, na rua Eurico Adam, nº 118, próxima ao Angeloni da Rua Brusque. Horário de atendimento: das 14h às 18h.



Serviços:

Oficina de Clown com Pepe Nuñes

De 1 a 9 de junho, na sede do NEFA.
Inscrições: 80 reais (comunidade), 60 reais (comerciantes). Direto no SESC Itajaí.

Espetáculo Filhas da Mata
Dia 8 de junho, às 20horas, nos ambientes do NEFA.
Entrada gratuita ? retirar ingressos com antecedência na secretaria do SESC Itajaí.

Apresentação na Virada Cultural | Cia Etc e Tal

Espetáculo: Um Dia
Dia 14 de junho, 14h e 18h na Praça Vidal Ramos

Espetáculo: As incríveis histórias de Joe em: coragem para quem tem medo
Dia 15 de junho, 15h e 19h na Praça Vidal Ramos

Oficina de Maracatu

Teoria e prática com Mestre Tiriba
Dias 18, 19, 20, 21 e 23 de junho, das 19h às 22horas
Inscrições gratuitas e limitadas na secretaria do NEFA.

Mais informações:


Cidval Batista Jr., (47) 9926-2654
Secretaria do NEFA (47) 4105-0665
ww.twitter.com/nefa_

Imagens em alta resolução: www.nefa.art.br
Endereço: Rua Eurico Adam, 118 ? Próximo ao Angeloni da Rua Brusque ? Itajaí
Horário de atendimento: 14h às 18horas