Será inaugurada no dia 2 de junho, às 19h30, no Espaço da Cultura Popular da Fundação Cultural de Blumenau, a exposição "Pêssankas: ovos escritos, poemas imagéticos".

O público terá a oportunidade de conhecer e adquirir as pêssankas produzidas por artesãos descendentes de ucranianos da comunidade de Iracema, distrito do município catarinense de Itaiópolis. A mostra ficará aberta até 31 de agosto.

A exposição é uma realização do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), em convênio com o Ministério da Cultura no âmbito do Programa Mais Cultura, e tem o apoio da Ong Cultura Popular, de Blumenau.

A obra

A palavra deriva do verbo pessati, que significa escrever. Nas pêssankas, cada traço, figura e cor têm significados especiais, por exemplo, as figuras de peixes remetem ao cristianismo, as de flores, ao amor e à felicidade, as de animais, como o cavalo, à riqueza e à saúde. O roxo, na pêssanka, é a cor da alta vibração e representa a fé e a confiança, o amarelo é a cor consagrada às divindades da luz - lua e estrelas ? e simboliza pureza e luz, boa colheita e sabedoria, e assim por diante. Alguns desses símbolos são comuns em toda a Ucrânia; outros são específicos de determinada região daquele país. No Brasil, estão presentes na produção atual, conservando significados que expressam a intenção daquele que faz da pêssanka objeto para presentear parentes e amigos.

As pêssankas confeccionadas pelos artesãos de Iracema fazem parte dos costumes trazidos pelos imigrantes ucranianos que vieram para o Brasil no final do século 19, em busca de melhores condições de vida, e mantidos ainda hoje por seus descendentes. Entre esses costumes estão a língua, a culinária, a intensa religiosidade são católicos do rito oriental ? e o rico artesanato.

Em Iracema, existem variações no modo como as pêssankas são feitas. Uma delas é muito disseminada entre os moradores, que as produzem especialmente na Semana Santa. Ainda crus, os ovos são desenhados com cera de abelha derretida. Depois, cozidos em água misturada a pigmentos naturais ou artificiais. Em seguida, com um pano macio, a cera é retirada e, assim, as imagens inscritas com a cera se revelam. Juntas a outros alimentos, como manteiga, pães, lingüiça, toucinho, carne de porco assada, bolos e hrim ? mistura de raiz forte, beterraba e temperos ?, as pêssankas são levadas para a bênção do padre, que percorre toda a comunidade, visitando as residências onde as pessoas aguardam reunidas.Essas pêssankas são consumidas como alimento bento no café da manhã do domingo de Páscoa.

Outra modalidade de pêssanka presente em Iracema é produzida principalmente por Célia Miretki e suas aprendizes. São ovos não-comestíveis e que servem como amuleto contra infortúnios, desastres e problemas de saúde. Podem conter a clara e a gema ou serem esvaziados, como vem acontecendo atualmente. Sua técnica de produção envolve um processo de ocultamento e revelação, pois as camadas de cores vão se sucedendo aos desenhos com cera de abelha, até o ovo estar completamente enegrecido. é o calor da chama da vela que derrete a cera aplicada e revela as imagens ali impressas.

Maurício Linécia, natural de Iracema, hoje residindo em Curitiba (PR), inovou a produção de pêssankas acrescentando novos materiais e técnicas. Utiliza ovos de madeira torneados e ovos de avestruz esvaziados, recobertos por tinta acrílica e fina camada de verniz. A técnica utilizada por Maurício também utiliza a superposição de cores, mas contraria o processo de visualização da técnica tradicional, pelo qual as imagens sofrem um processo de ocultamento e posterior revelação. Nas mãos do artista, as imagens se revelam a cada momento, pincelada a pincelada, em um processo de construção plenamente visível, extremamente minucioso e delicado.

Reedição de mostra de mesmo nome realizada em 2008, na Sala do Artista Popular do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro, a exposição "Pêssankas: ovos escritos, poemas imagéticos" se constitui como ação do Promoart. O Programa desenvolve ações com a finalidade de criar uma rede de apoio aos produtores de artesanato tradicional atuando em questões que vão da produção à comercialização em grandes centros, de modo a minimizar as barreiras que dificultam e, por vezes, até mesmo impedem a livre expressão de artistas e artesãos.

Serviço

Exposição "Pêssankas: ovos escritos, poemas imagéticos"

Espaço da Cultura Popular / Fundação Cultural de Blumenau, SC

Rua XV de Novembro, 161 - Centro, Blumenau, SC

Inauguração: 2 de junho, às 19h30

Exposição e venda: De segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e 13h30 às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h