No dia 29 de maio, às 20 horas, no Degustu´s Restaurante, em Brusque, Valdir Appel (autor de Na Boca do Gol) vai autografar seu segundo livro, "O Goleiro Acorrentado" (S&T Editores, 2010), um dos projetos selecionados pelo Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura(FCC).

São 256 páginas de histórias bem humoradas dos seus tempos de jogador profissional, ilustradas por fotografias do acervo do autor e imagens exclusivas do fotógrafo érico Zendron, produzidas a partir da década de 1950. A capa foi criada pelo publicitário Luís Teixeira, com ilustração do cartunista Aldo Maes dos Anjos, editor da revista Cartum. Acompanha o livro a revista de quadrinhos Futebol de Bom Humor, desenhada por Aldo (autor da série As Aventuras do Valdir Appel), com os mais divertidos causos narrados por Valdir e colorizados por Teixeira.

Na opinião do escritor Roberto Vieira, que assina o prefácio com a crônica que deu título ao livro, "o goleiro acorrentado é a síntese do ser humano na face da Terra: livre para sonhar com a glória dos céus, preso ao próprio corpo, mortal e infiel". Para ele, um goleiro jamais se liberta das correntes, mas "Valdir Appel é uma exceção". Para o jornalista Roberto Assaf, do "Lance!", com suas histórias Valdir mantém "acesa a memória da gente do passado" e atrai a atenção "do pessoal do presente, para que esses aprendam que a magia proporcionada pelo jogo da bola com os pés começou 40 minutos antes do nada". "Estou feliz e honrado por poder fazer parte da sua rica história no futebol", destaca o jornalista Roberto Alves, do "Diário Catarinense" e da RBS-TV, personagem de uma das crônicas do livro.