FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o Conselho Internacional de Museus (ICOM) elegeu em 2010, o tema: "Museus para a harmonia social". O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) com o mesmo tema, promove a 8ª Semana Nacional de Museus, no período de 17 a 23 de maio. Desde sua primeira edição em 2003, a Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

A temática "Museus para harmonia social", destaca o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida. Estimula ainda a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização das diversidades e diferenças.

Mesa Redonda - "Museus para a Harmonia Social"



20 de maio de 2010 - Quinta-feira - 14h às 16h30min

Palestrantes convidados:

Nadja Lamas

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) com doutorado sanduiche pela Université Paris 1- Panthéon Sorbonne. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Especialista em Arte na Educação pela FAP (1992). Graduada Administração pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1981). Professora titular da Universidade da Região de Joinville, na qual ministra, no curso de graduação em Artes Visuais, as seguintes disciplinas: História da Arte; Estética e Teoria e Crítica da Arte. Professora do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille, no qual ministra a disciplina de Estética e Pensamento Contemporâneo. Pesquisadora na área de Artes, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte/ cultura e ensino da arte.


Rosane Martins Fernandes

[Rosane Fernandes Kronbauer - Ane Fernandes] é arte educadora e artista plástica. Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Arte e Educação pela Escolinha de Arte do Brasil e Filosofia da Educação (Universidade Severino Sombra). Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela UDESC. De 1987 a 1999 exerceu funções administrativas e de direção tornando-se diretora da Escolinha de Arte e responsável pelo acervo do Museu de Arte de Santa Catarina. De 1997 a 2009 foi curadora de todas as exposições de arte realizadas na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Desde 1997 também é parceira do SESC de Itajaí na execução de ações culturais. Ministrou aulas de História da Arte na UNIFEBE (Fundação Educacional de Brusque) e, na UNIVALI ainda se mantém como professora dessa disciplina. Fundadora e coordenadora dos programas "Mix Cultural", produzido pela Rádio UNIVALI e Confraria da Arte, produzido pela TV UNIVALI. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Itajaí (COMUC) desde 1992, da Comissão Consultiva da Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí e Conselho Municipal de Patrimônio de Itajaí, presidido pela Fundação Genésio Miranda Lins. Atualmente é diretora de Artes e da Casa da Cultura Dide Brandão/ Fundação Cultural de Itajaí (SC) e também curadora das exposições realizadas pela Diretoria que preside.

Sueli Maria Vanzuita Petry

Nascida em Indaial (SC) em 28 de março de 1949. Graduada em História (UNIVALI). Mestre em História (UFSC). Especialista em Administração de Arquivos e Documentação (UFSC). Profissionalmente desenvolve atividades junto a Fundação Cultural de Blumenau, desde 1978 e na qual atua como diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, desde 1990. Esta diretoria atende as seguintes unidades: Arquivo Histórico "José Ferreira da Silva"; Museu da Família Colonial; Mausoléu Dr. Blumenau; Centro Cultural de Vila Itoupava; e o Museu dos Hábitos e Costumes em fase de organização. é diretora da Revista Blumenau em Cadernos. Professora dos cursos de História e Moda da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Membro do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina, do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau, do Conselho Internacional de Museu e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico do Município de Blumenau.

Local: Museu Histórico de Santa Catarina - MHSC

Público Alvo: Aberto ao público

nformações: Fones (48) 3953-2324 / (48) 3028 8091