O CEOM(Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina), de Chapecó, inaugura a exposição fotográfica "Amor à moda antiga" no dia 17 de maio.

"Amor à moda antiga" tem como mote central história dos casamentos de 1900 a 1970, de sujeitos que fixaram residência na região. Assim, estarão representados casamentos realizados em diversas cidades do Rio Grande do Sul, donde os noivos migraram, além de cerimônias ocorridas nas cidades catarinenses. Por ser uma pesquisa realizada por demanda espontânea (onde os interessados oferecem-se para colaborar) as imagens retratam em sua maioria o ritual de casamento sob a ótica religiosa católica, além de centrar-se especialmente em retratos do casal de noivos. Isso porque, raros eram os noivos que mantinham um álbum completo, retratando os diversos aspectos da cerimônia ou de outros momentos, como o namoro por exemplo. Das primeiras imagens, feitas dias ou meses depois da cerimônia, vamos acompanhando a gradativa popularização da fotografia, que passa a retratar o momento do ato e os aspectos cotidianos, de modo mais espontâneo, abandonando a teatralização da imagem, tão comuns nos primeiros tempos.

O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - CEOM/UNOCHAPECó, programa de pesquisa e extensão que existe desde 1986, com os objetivos de reunir, preservar, divulgar, valorizar e refletir sobre história e o patrimônio cultural da região oeste de Santa Catarina. Buscando intensificar suas atividades e também visando inserir-se na Semana Nacional de Museus, o Centro organizou uma exposição temática.

Para este ano, a nova exposição do CEOM, foi realizada a partir de pesquisa externa, com a colaboração da comunidade regional e, não somente com os acervos que estão sob guarda do Centro como acontecia nas exposições anteriores. Trabalhando sempre na perspectiva de abordar aspectos da história regional, a proposta se ampliou, com a oferta de colaboração do Museu Comunitário de Ipumirim/SC, do Museu Municipal de Pinhalzinho/SC, da Fundação Cultural de Concórdia/SC, além de iniciativas de particulares. A exposição "Amor à moda antiga", será apresentada no CEOM e ganhará versões nos museus de Ipumirim e Concórdia, ainda neste ano. A mostra será exibida no espaço expositivo do CEOM e a proposta é que, para 2011, ela circule em outros municípios, inicialmente nas cidades parceiras do projeto e, depois, nas demais cidades da região Oeste Catarinense que tiverem interesse.

SERVIçO:

O que: Exposição fotográfica "Amor à moda antiga"

Quando: de 19 de maio a 17 de dezembro de 2010

Onde: CEOM - segundo piso da rodoviária