FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Será lançado no dia 24 de agosto, às 16h, na Casa Açoriana, em Florianópolis, o livro de contos e fotografias Dona Fulana morreu e levou consigo tudo o que aprendeu?. A obra foi contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2017. 

A obra da antropóloga Marta Magda Antunes Machado e da fotógrafa Virginia Maria Yunes traz contos e fotografias sobre benzedeiras e benzedores da Ilha de Santa Catarina. Resultado da parceria das duas pesquisadoras de diferentes áreas de atuação profissional e artística, o livro procura ser uma resposta contemporânea para o conhecimento, o registro e a salvaguarda das narrativas, das práticas de benzedura e dos modos de vida locais dessas figuras populares nos diversos bairros da cidade.

Os contos e as fotografias descrevem e retratam em detalhes como são as benzeduras, as moléstias às quais elas atuam como uma alternativa de cura e os contextos em que as mulheres e os homens de reza exercem o seu saber e poder pelo gesto de abençoar e afastar os males da alma e do corpo, protegendo a vida e servindo em favor da saúde e felicidade das pessoas, dos animais, da natureza e das suas comunidades. Com uma investigação longa e cuidadosa, os estudos da antropóloga e da fotógrafa têm por objetivo preservar, difundir e valorizar esse legado que, por vezes, parece permanecer invisível às gerações atuais. E que, no entanto, mantém vivas a memória e a história da gente e das configurações locais onde costume e práticas revelam as inúmeras peculiaridades socioculturais de cada lugar de Florianópolis. 

Serviço:

O quê: Lançamento do livro Dona Fulana morreu e levou consigo tudo o que aprendeu?
Quando: 24 de agosto de 2019, às 16h
Onde: Casa Açoriana
Rua Cônego Serpa, 30 - Santo Antonio de Lisboa - Florianópolis