Membros da Comissão Estadual comemorativa ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi se reuniram, na tarde desta terça-feira (6), na Fundação Catarinense de Cultura. Durante o encontro, Adílcio Cadorin, diretor executivo do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) apresentou ao grupo, nomeado em julho, o projeto institucional para a realização de eventos relativos à data, que será celebrada em 2021, no Brasil, no Uruguai, em San Marino e na Itália.

Intitulada “Uma rosa para Anita em seu bicentenário”, a iniciativa tem como objetivo divulgar e promover a imagem, a saga e os fatos protagonizados por Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821-1849), mais conhecida como Anita Garibaldi, internacionalizando eventos que deverão acontecer em todas as cidades afins com a história da heroína catarinense que aderirem ao projeto. A ação pretende promover, ainda, o turismo internacional, de caráter histórico, cívico e cultural, compondo um roteiro para realização de eventos em comemoração ao bicentenário. A ação foi idealizada pelo CulturAnita e pelo Museu e Biblioteca Renzi, e será coordenada pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

No fim do mês de agosto, uma comitiva formada por representantes do Museu Renzi e autoridades italianas virá a Santa Catarina para conhecer os municípios envolvidos no projeto e participar de atividades relacionadas ao 198º aniversário de nascimento, comemorado em 2019, e 170º aniversário de morte de Anita Garibaldi.