Na próxima terça-feira, 29, estreia na capital catarinense a performance Não Representadas, resultado de um processo de formação em teatro promovido pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), por meio do projeto Teatro Líder, contemplado na última edição do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. As apresentações serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, às 20h e 1º de fevereiro, às 17h e às 20h, no Teatro  Sesc Prainha. A entrada é gratuita.

Dentro desse projeto foram oferecidas oficinas técnicas e artísticas gratuitas nos últimos seis meses à comunidade atendida pela ADEH. Conforme os organizadores, chegou o momento de mostrar ao púlico o que foi construído a partir das diversas experiências de criação artística que o grupo teve acesso, nas áreas de dramaturgia, figurino, maquiagem, produção e audiovisual. Além do espetáculo, será exibido um curta-metragem produzido em uma das oficinas.

O processo de criação da performance teatral Não representadas foi definido com metodologias de improviso e da investigação de procedimentos documentais. A ideia de Resistência foi disparadora de exercícios e jogos que iniciaram os participantes na linguagem do teatro e da performance. Em seguida os atores foram convidados a relatar passagens autobiográficas que significassem trajetórias pessoais de resistência. Algumas dessas histórias foram objeto de improvisações e organização dramatúrgica, e transformaram-se em cenas que transitam por tons, abordagens e linguagens diversas entre narrativa, depoimento, performance e representação. O objetivo era que os participantes encontrassem no processo criativo um espaço de acolhimento e resistência, e que fossem autores e protagonistas de sua própria representação. O elenco é diverso em cores, histórias e experiências. A saber: Alex Kizme, Carla Figueiredo, Jenn Lopez, Jéssica Modesto, Johnny Beng, Laurinha Brelaz, Rita Feijão, Suélen Rosa e Vicky Silveira. O curta-metragem produzido na oficina de audiovisual e que também será exibido nas noites das apresentações, também trabalha a narrativa dentro do gênero documentário.

Sobre o projeto Teatro Líder

O ciclo de ações de formação em artes cênicas e audiovisuais voltado para a comunidade LGBT a fim de instrumentalizar os participantes em técnicas e conceitos fundamentais para a criação artística nas linguagens do teatro, performance e documentário. O projeto teve o apoio do Sesc Prainha por meio do projeto Espaço Criação. É uma iniciativa realizada com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.

SERVIÇO

Espetáculo “Não representadas” e Exibição de curta-metragem

Datas: 29, 30 e 31 de janeiro, às 20h; 1º de fevereiro, às 17h e às 20h

Local: Teatro SESC Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100)

Classificação indicativa: 12 anos.

Entrada gratuita.