FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A partir do próximo dia 14, quarta-feira, inicia a exposição Literatura Italiana Traduzida no Brasil, na Biblioteca de Arte e Cultura, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC). A exposição é fruto da cooperação das equipes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de São Paulo (USP), coordenadas pelos professores doutores Patricia Peterle (UFSC), Andrea Santurbano (UFSC) e Lucia Wataghin (USP), empenhadas, desde 2010, em produzir um dicionário on line das obras literárias italianas traduzidas no Brasil. O curador é Francisco Degani.

A ideia principal do Dicionário da Literatura Italiana Traduzida no Brasil é oferecer um acervo de fácil manuseio e rapidez de acesso, acompanhado de imagens das capas dos livros e de informações que possam, uma vez reunidas, falar um pouco da história escondida nessa complexa cartografia.

Os painéis e livros apresentados na exposição, em parceria com a Biblioteca de Arte Cultura do CIC, referem-se à primeira fase do projeto (2010-2014) e contém informações sobre os títulos publicados no Brasil entre 1900 e 1950. Estão distribuídos em nove percursos temáticos, que traçam as tendências dos principais fluxos históricos e artísticos identificados durante a pesquisa, por meio de ediçoes raras e outras mais recentes, selecionadas pelos pesquisadores do grupo.

O Dicionário pode ser acessado pelo link: http://www.dlit.ufsc.br.

A exposição ficará em cartaz até 14 de dezembro e o horário de visitação é de segunda a sexta, das 13 às 19h.