A cidade de Urubici receberá a última edição do evento Conversando Sobre Museu, com o tema Plano Museológico, desafio permanenteO evento é gratuito e ocorrerá no dia 17 de julho, das 9h às 12h, na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici.

A serra catarinense será palco do encerramento de mais um ciclo de debates que, desde o ano passado, tem reunido centenas de estudantes e profissionais em todo o estado. O ciclo atual foi iniciado em setembro de 2017 no Vale do Itajaí e desde então vem percorrendo todas as regiões museológicas de Santa Catarina.

:: Inscreva-se já clicando aqui

Conversando sobre Museu

Tratra-se de um encontro que mescla palestra e debate em forma de mesa-redonda. O Conversando sobre Museu vem levando às sete regiões museológicas do estado temas atuais e de grande relevância ao campo museal. Na ocasião, estudantes e profissionais são convidados a refletir, discutir, debater e propor perspectivas, políticas, métodos e concepções de trabalho para o setor. Esta será a última edição com o tema Plano Museológico, desafio permanente, ciclo que vem enfatizando a importância da elaboração do Plano Museológico e de sua aplicação como instrumento de gestão integrada para os museus.

Os palestrantes desta edição serão Renilton Assis, museólogo e coordenador do SEM, e Renata Cittadin, museóloga e representante do COREM 5ª Região.

Sobre os palestrantes

Renata Cittadin

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). É graduada em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (2010). Atuou como assessora técnica no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, na coordenação técnica do Cadastro Catarinense de Museus, do Guia de Museus de Santa Catarina, do Grupo de Trabalho Museus e Turismo. Participou efetivamente na construção do Plano Setorial de Museus em Santa Catarina. É membro do Conselho Gestor do Sistema de Museus de Santa Catarina e conselheira do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região - Paraná e Santa Catarina. Tem experiência nos campos da Museologia e da Gestão Cultural, atuando com ênfase nas seguintes áreas: gestão de patrimônio cultural, gestão e implementação de políticas públicas para museus, exposições e análise e emissão de pareceres técnicos de projetos museológicos.

Renilton Roberto da Silva Matos de Assis

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2015). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidor público da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cargo: museólogo, atualmente como coordenador do Sistema Estadual de Museus - SEM/SC. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico, coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC (2012 - 2013), coordenou o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina - MHSC (2014 - 2015).

Conversando sobre Museu
Tema: Plano Museológico, desafio permanente
Quando: 17 de julho de 2018, das 9h às 12h
Local: Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici. Av. Adolfo Konder, 2167, Esquina. Urubici - SC.
Quanto: Gratuito.
Inscrições abertas, vagas limitadas.

Ascom FCC