Com a temática “O que te constitui?”, a segunda edição da Paralela Arquitetura e Artes está com inscrições abertas até 8 de julho para intervenções e oficinas em setembro de 2018.  A organização do circuito está procurando artistas e arquitetos que queiram debater e provocar o população a conhecer a Constituição Federal, ou melhor, os direitos que deveriam ser garantidos a todos os cidadãos. O evento foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2017 e ocorre de 14 a 22 de setembro em Florianópolis.

Em 2018, a Constituição Federal completa 30 anos, também chamada de Constituição Cidadã. Por isso, o circuito tem como temática o seguinte questionamento: “O que te constitui”? Os interessados podem enviar propostas de oficinas ou intervenções que provoquem e façam o público refletir sobre a lei máxima que rege os brasileiros. O convite aberto e a ficha de inscrições estão no site www.paralelaflorianopolis.com.

Os participantes podem fazer interpretações de trechos do texto da Constituição Federal ou trabalhos baseados nos direitos ali garantidos, como direito à moradia, à livre expressão, à dignidade, à mobilidade, entre outros. Há o incentivo para a descentralização de ações, com manifestações artísticas e culturais não apenas em galerias, mas também em espaços públicos. Os selecionados pela organização terão um valor de premiação para auxiliar a desenvolver as ações.

A organização é composta por escritórios de arquitetura e arquitetos independentes, artista, advogada e jornalista. O evento não tem cunho político-partidário.

O circuito é uma ampliação do projeto desenvolvido na primeira edição, em 2016, chamado “Paralela: Além de Gaudí, Aqui”.

No evento de estreia, foram feitas 13 ações em diferentes pontos de Florianópolis entre os meses de setembro e outubro, em paralelo à exposição “Gaudí, Barcelona 1900”. A ideia era mostrar que a produção artística e arquitetônica catarinense era tão “fantástica” quanto a do espanhol.

O primeiro circuito atingiu cerca de duas mil pessoas, com exposições, intervenções, visitas guiadas, debates e oficinas.

O paralelismo desta vez será a uma comemoração histórica nacional, que assume um importante papel também na conscientização do público e dos artistas envolvidos.

Contatos e mais informações:

Site: www.paralelaflorianopolis.com