FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe no dia 06 de junho o espetáculo Unindo Corações – Um sonho no Atlântico-Sul. A apresentação será realizada pelo grupo folclórico Balho&Tocata Casa Dos Açores de Santa Catarina (2010-18), que realiza ações culturais envolvendo danças e músicas folclóricas açorianas. A entrada será gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação, no local.

O grupo se dedica à pesquisa sobre as cantigas de roda e danças folclóricas tradicionais dos Açores, exibição de autênticas indumentárias provenientes das nove ilhas e a projetos para disseminar conhecimentos sobre a história da cultura açoriana desde a sua origem. O grupo é vinculado à Casa dos Açores de Santa Catarina, em Florianópolis.

O espetáculo versa sobre a travessia dos açorianos que deixaram sua terra numa aventura por um mar imenso, para um destino longínquo, num jogo tenso de expectativas e incertezas de que um dia poderiam chegar à terra prometida e poder construir uma nova vida. Essa travessia é representada por uma encenação sobre alguns momentos dessa particular história açoriana, envolvendo a apresentação de músicas e danças folclóricas dos Açores e regionais - valores que permanecem até hoje.

Os açorianos, que chegaram entre 1748 e 1754, trouxeram singularidades culturais ao litoral catarinense. Chegaram dos Açores com um rico imaginário, devoções populares, expressões artísticas, religiosas e uma forma particular de perspectiva do mundo. Os açorianos se adaptaram à nova terra e contribuíram intensamente para a formação da cultura catarinense em amplos setores da sociedade.

A realização do espetáculo foi viabilizada com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural, por meio do Edital Elisabete Anderle/2017.


Serviço

Espetáculo Unindo Corações – Um Sonho Açoriano no Atlantico-Sul,
com o grupo Balho & Tocata Casa dos Açores De Santa Catarina
Local: Teatro Álvaro de Carvalho / TAC
Data: 06/06/2018, às 20h
INGRESSOS GRATUITOS: retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação, no local.

 

Ascom FCC