A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin, participou, nesta quinta-feira (06), da abertura da nova temporada do projeto catarinense "Museus Virtuais", criado pelo Instituto Maratona Cultural, em 2013. Nesta edição, as visitas virtuais por museus e galerias instalados em diversas cidades do mundo serão realizadas no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), entre os meses de agosto e dezembro.

é inegável que a tecnologia facilita a acessibilidade, e unir tecnologia e arte é uma excelente iniciativa para fomentar a cultura. Você já imaginou visitar os principais museus e galerias de arte do mundo sem sair da sua cidade?

Essa é a proposta do projeto, que promove gratuitamente, em Florianópolis, encontros e visitações a museus por meio da projeção em telão, feita com a ferramenta Google Art Project, programa que proporciona visão detalhada de 360 graus dos museus e suas obras via internet. A projeção na tela de cinema cria, nas sessões de visitação, um espaço imersivo, permitindo que os participantes tenham a impressão de estar dentro dos museus. Serão, no total, 56 sessões, 43 delas destinadas aos alunos da rede pública e 13 abertas ao público em geral.

O que torna ainda mais interessante essas sessões serem realizadas no CIC é que o Centro Integrado de Cultura conta com quatro espaços expositivos, sendo dois deles museus: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS), o Espaço Lindolf Bell e o Espaço das Oficinas de Arte.

De acordo com uma pesquisa feita pelos produtores do "Museus Virtuais", 90% dos estudantes que participam das sessões nunca foram a um museu real. "Agora haverá essa possibilidade e as pessoas poderão participar da visita virtual e depois fazer uma visita presencial às aos espaços expositivos do CIC. Em setembro, por exemplo, o MASC receberá a maior exposição do artista plástico espanhol Joan Miró já realizada no Brasil. Uma oportunidade para o público apreciar ao vivo obras até então vistas apenas virtualmente", garante a presidente.

Sobre o Projeto

Museus Virtuais é um projeto que reúne arte, tecnologia, educação e entretenimento oferecendo uma visita a virtual a exposições em museus, galerias de arte e espaços abertos em todo o mundo. A visita é conduzida pelo arte educador Cláudio Toscan, que convida os visitantes a conhecerem as principais exposições em cartaz no mundo comentando as obras, as curiosidade sobre os artistas e as técnicas utilizadas nas pinturas e esculturas.

O percurso pode passar por acervos dos cinco continentes, a visitação é feita por meio do Google Art Project, uma iniciativa do Google que proporciona a visão 360 graus dos museus navegando pela internet. Além de galerias de arte e espaços não convencionais, como os muros grafitados da cidade de São Paulo, a ferramenta Google Art Project já conta com mais de 530 museus disponíveis para serem visitados virtualmente.

Desde sua criação, em 2013, o projeto virtual já promoveu mais de 100 sessões e levou aos principais museus do mundo mais de quatro mil pessoas, a maioria delas estudantes da rede pública.

Cada sessão tem a duração de uma hora e é organizado de acordo com o tema preestabelecido. Nesta edição serão oferecidos sete roteiros temáticos: "Onde Vivem as Musas"; "Cotidiano"; "A Arte Brasileira"; A Renascença Italiana e a Capela Sistina"; "Arte Moderna em Exposição"; "Arte Contemporânea - Espaço Aberto" e "Arte Clássica". As visitações devem ser agendadas no site do Instituto Maratona Cultural: http://www.institutomaratonacultural.com/

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC