FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

"O Príncipe dos Observadores: A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado" é título do curta-metragem de Carolina Viviane Nunes que será exibido na Casa de Campo do Governador Hercílio Luz no dia 27 de abril, às 18h, com entrada gratuita.

O filme voltado ao público infantil tem 10 minutos de duração e conta com legendas LSE, LIBRAS e Audiodescrição. No evento, haverá uma palestra para adultos intitulada "Fritz Müller e os Caminhos para o Desenvolvimento Regional", ministrada por Carolina Viviane Nunes, que apresentará a proposta de criação de um roteiro inspirado por estudos de caso na Alemanha, onde roteiros turísticos com valores ambientais e culturais contribuíram para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Sobre o filme

O curta-metragem destaca a passagem do ilustre cientista Fritz Müller pelo município de Rancho Queimado em 1868. A autora de baseou em relatos da aventura que o naturalista fez ao percorrer o caminho entre Blumenau e o município da Grande Florianópolis. Müller é alemão e chegou ao estado em 1852. Foi colaborador de Charles Darwin na Teoria da Evolução.

Nesta versão, a história é contada com uso de marionetes e bom humor. O objetivo é valorizar a história local e inspirar crianças a se aproximarem da natureza e da pesquisa científica como Müller fez.

Serviço:

O quê: Exibição do curta-metragem "O Príncipe dos Observadores: A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado"
Quando: 27/04/2024, às 18h.
Local: Casa de Campo do Governador Hercílio Luz
Rua Romanos Goedert, 428 - Taquaras - Rancho Queimado - SC
Entrada gratuita

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, receberá no dia 16 de março o espetáculo "Transitório Mulher Arte". A apresentação começa às 20h e tem ingressos gratuitos disponíveis no site Sympla.

O Projeto de Circulação - Transitório Mulher Arte – idealizado e dirigido por Tatiana Cobbett, busca explorar a interseção entre artistas de múltiplas experiências e trajetórias, oferecendo um espaço inclusivo e acolhedor para os artistas compartilharem suas obras e perspectivas com seu público potencial fortalecendo a cena da arte independente em Santa Catarina. O show conta com um elenco diverso e experiente; Tatiana Cobbett que além da direção divide o palco com a cantora: Jana Gularte, a cantautora Susi Brito, o pianista e poeta Giovanni Sagaz, Ubrother na percuteria e a pianista portuguesa: Iris Sarai como convidada especial.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Serviço:

O quê: Transitório Mulher Arte
Onde: Casa De Campo Do Governador Hercilio Luz
R. Romanos Goedert - Taquaras, Rancho Queimado - SC, 88470-000
Quando: 16/03/2024, às 20h
Ingressos gratuitos disponíveis no site Sympla

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Rancho Queimado, reabre ao público a partir desta sexta-feira (22). O local havia sido fechado temporariamente devido à necessidade de manutenção da estrutura do telhado. Assim, foi instalado um escoramento provisório na parte externa da casa, que deve permanecer nas próximas semanas. O sótão continua interditado.

O espaço cultural, localizado no Distrito de Taquaras, está abrigado em uma edificação tombada pelo Estado desde 1985. A construção data do início do século XX e, em 1911, foi comprada pelo então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, para ser usada como residência de lazer e repouso, em função do clima e altitude amenos na região. O atual conjunto, composto de casa e chácara num total de 184.413m2, foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.880.

O horário de atendimento da Casa de Campo é terça a sexta-feira das 13h às 18h e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

 

 

 

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Rancho Queimado, estará temporariamente fechada para o público a partir desta quarta-feira (6), devido à necessidade de manutenção da estrutura do telhado da edificação histórica. Não há prazo definido para o término dos trabalhos.

O espaço cultural, localizado no Distrito de Taquaras, está abrigado em uma edificação tombada pelo Estado desde 1985. A construção data do início do século XX e, em 1911, foi comprada pelo então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, para ser usada como residência de lazer e repouso, em função do clima e altitude amenos na região. O atual conjunto, composto de casa e chácara num total de 184.413m2, foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.880.

Até 30 de junho, a Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, em Rancho Queimado, recebe a mostra "Tropeiros e alemãs desbravando Rancho Queimado". A mostra é composta por objetos da própria comunidade que resgatam fragmentos da história do município. Grande parte deste acervo perteceu à alemã Felícia Hatzky Schütz (in memoriam) e ao seu marido, Teófilo Schütz (in memoriam), tropeiro da região.

A exposição acontece no espaço porque, nas dependências da Casa de Campo, foi encontrado um marco de quilometragem marcando o km 81. Tal sinalização servia de referência tanto para o governo, como para os tropeiros, uma vez que a localidade estava no caminho entre as cidades de Lages e Florianópolis.

Paralelamente à exposição, acontecem atividades educativas com crianças do município. Em junho também acontece no município a Festa do Tropeiro.

A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita. O horário de atendimento é terça a sexta-feira das 13h às 18h e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.