Estão abertas as inscrições para a oficina Livro de Artista, que será ministrada na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). A oficina tem como objetivo a produção de “livros de artista”, por meio das memórias individuais, trazendo referências da produção nacional e internacional.

:: Clique aqui para fazer a inscrição

Livros de artista são cadernos produzidos para o manuseio direto, com o intuito de uma aproximação física, tátil e visual. São espaços de criação que possibilitam a exploração das narrativas e linguagens poéticas individuais. Espera-se, com a oficina, fomentar a discussão dessa linguagem artística que vem se expandindo nas últimas décadas, e por meio da qual vários artistas sinalizam um território poético. Qualquer pessoa interessada no tema pode participar.

A oficina será ministrada pela professora Patrícia Amante. servidora da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Temas abordados:

- A mistura de várias linguagens e modalidades de registros visuais (fotografia, Xerox , desenho, gravura, procedimentos gráficos) e literários (poesia visual, textos autorais)

- Intermediação das narrativas dadas pelos cruzamentos entre palavra e imagem.

- Apresentação de técnicas simples e artesanais na confecção dos mesmos (folder, cortes e dobras, costuras).

Sobre a oficina:

Início: 08/08

Término: 26/09/23

(somente às terças, das 14h às 16h)

Carga horária total: 16h.

Turmas: 10 alunos

Horário: das 14h às 16h

Local: Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação (LACRE) da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC).

Material necessário

- Papéis coloridos

- Linhas de bordar, agulhas, tesoura

- Memórias (fotos de revistas, fotos pessoais, recortes, lembranças)

Inscrições: bit.ly/livrodeartista2023

Sobre a professora:

Patrícia Amante possui graduação em Educação Artística -Habilitação Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985) e especialização em Linguagem Plástica Contemporânea pela Universidade
do Estado de Santa Catarina (2001). É técnica em assuntos culturais da Fundação Catarinense de Cultura, Professora nas Oficinas de Arte, local onde ministra curso de Teoria das Cores, Livro de Artista, Linguagem Visual e Papel Reciclado. Foi docente Faculdade Avantis em Camboriú, no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na FATENP (Palhoça), no curso de Design de Interiores. Atualmente, exerce a função de curadora no Espaço Oficina, no CIC. Possui experiência na área de Artes , com ênfase em Artes Plásticas.