A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis, foi uma das homenageadas pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que completa 60 anos de criação em 2023. O diretor geral do Centro, professor Dr. Celso João Carminati, entregou à administradora do espaço, Cleonisse Schmitt, uma placa que simboliza a parceria entre as duas instituições.

Entre as parcerias firmadas ao longo dos anos entre a BPSC e a FAED/UDESC, destaca-se a Hemeroteca Digital Catarinense, que disponibiliza on-line parte do acervo documental de periódicos, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX. Criada em agosto de 2013, a iniciativa é o maior repositório de jornais regionalizados do estado e o segundo do país, com cerca de 1000 títulos de jornais catarinenses digitalizados, abrangendo mais de 50 cidades. Dispõe para acesso e transferência pública gratuita, um volume digital superior a 850 mil páginas, e no último ano, ultrapassou em mais de 1 milhão de acessos às páginas digitalizadas, oriundos de diversos países.

A homenagem faz parte da série de eventos programados para comemorar as seis décadas de criação do Centro que abriga cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biblioteconomia (presencial e virtual), Pedagogia, História e Geografia.

Mais homenagens

A BPSC foi homenageada, também, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) no último mês de abril, durante solenidade em comemoração pelos 50 anos da história da biblioteconomia catarinense. Em ato parlamentar realizado no Auditório Antonieta de Barros, foram destacadas as personalidades e as instituições que escreveram a caminhada das cinco décadas dos bibliotecários diplomados em Santa Catarina.