Atenção: A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) informa que a reabertura da Galeria do Artesanato, em novo endereço, foi adiada para a próxima segunda-feira (3). A abertura, incialmente prevista para essa segunda-feira (27), precisou ser reagendada para readaptação do espaço, de forma a atender o público com maior comodidade.

A Galeria do Artesanato da Casa da Alfândega mudará de endereço temporariamente, passando a funcionar na Praça XV de Novembro, esquina com a Rua Victor Meirelles, no centro de Florianópolis.  A mudança será necessária devido às obras de restauro do antigo prédio da Alfândega, localizado ao lado do Mercado Público Municipal.  Para realizar a transferência dos produtos e mobiliário, a Galeria do Artesanato ficará fechada a partir do dia 20 de maio.

O entorno da Casa da Alfândega passa por processo de revitalização desde o ano pasado. A obra também prevê a instalação de decks de madeira, de espelhos d’água com esguichos e de bancos de concreto com assentos de madeira e nova iluminação. Essa é uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis.

Com a nova localização da Galeria, junto à  Praça XV de Novembro, o principal objetivo  da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão que faz sua administração, é preservar o artesanato de base cultural e a valorizar o saber fazer do povo catarinense. O horário de atendimento da Galeria do Artesanato permanecerá o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30; e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Sobre o novo endereço
O prédio onde a Galeria do Artesanato funcionará temporariamente foi construído nos anos 1830 para fins particulares. Mais tarde, adquirido pela Companhia de Polícia, serviu de quartel, no térreo, e Assembleia, no andar superior. Passou por obras em 1875, que alteraram as fachadas, e em 1905 recebeu melhorias para sediar a Prefeitura de Polícia. Em 1956, passou a abrigar o Tribunal de Contas do Estado e, após, a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), até 2012. O imóvel é de propriedade do Estado e, desde 2017, está sob tutela da Fundação Catarinense de Cultura, que realizou nova reforma no local.

Sobre a Casa da Alfândega

A Casa da Alfândega, construída em estilo neoclássico, foi inaugurada em 29 de julho de 1876, data que coincidia com o aniversário da princesa Isabel. As atividades alfandegárias duraram mais de 90 anos, encerrando-se apenas em 1964 em decorrência do fechamento do porto de Florianópolis. O prédio passou, então, a sediar o arquivo da Receita Federal.

Mais tarde, entre 1977 e 1979, a edificação foi cedida ao Estado de Santa Catarina, restaurada e reinaugurada como sede do Museu Histórico de Santa Catarina, que permaneceu no local até 1986, e do Museu de Arte de Santa Catarina, que ficou no espaço até 1983. Após passar por obras de conservação em 1984, o prédio abriga, desde 1988, o projeto Galeria do Artesanato, comercializando trabalhos de artesãos oriundos de várias regiões do Estado, numa demonstração das várias etnias colonizadoras com suas habilidades genuínas.