FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Nesta segunda-feira (4) o Museu Etnográfico, em Biguaçu, completa 40 anos de inauguração. Nas últimas quatro décadas, o espaço localizado na histórica Casa dos Açores, construída no século XIX, foi responsável pela preservação da memória e cultura dos luso-açorianos que colonizaram o litoral catarinense.

Distante cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, a Casa é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O imóvel foi adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1978, e passou por restauração para se transformar em museu, inaugurado no dia 4 de março de 1979. A edificação tombada forma, junto com a Igreja de São Miguel Arcanjo, a chácara e os arcos do antigo aqueduto, um belo conjunto arquitetônico.

Atualmente, o público encontra exposições que fazem um resgate dos costumes do povo açoriano que veio para Santa Catarina, com objetos em cerâmica; mobiliário antigo; os engenhos - maquetes de engenhos de cana-de-açúcar, farinha e serraria; a Casa do Pescador - com material usado na atividade econômica típica dos colonizadores; além da exposição Grupo Arcos Pró-Resgate da Memória Histórica, Artística e Cultural de Biguaçu, com acervo de trajes folclóricos originais da Ilha dos Açores e litoral catarinense, material bibliográfico, artesanato de referência cultural, instrumentos musicais, pau-de-fita, entre outros objetos.

O Museu recebe, ainda, grupos escolares e de idosos previamente agendados para sua Matinê. Na ocasião, o público assiste à exibição de filmes catarinenses que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e foram cedidos especialmente para o projeto. Para marcar hora, basta entrar em contato com o Museu pelo telefone (48) 3665-6195. Quem quiser passar um dia em meio à natureza também pode procurar pelo museu, que conta com um pomar e churrasqueiras abertos à comunidade.

Neste Carnaval, o Museu Etnográfico abrirá normalmente no sábado e domingo (2 e 3/3). Já na segunda e terça-feira (4 e 5/3) estará fechado. Volta a atender ao público normalmente na quarta-feira (6/3), a partir das 9h.

Serviço:

Museu Etnográfico Casa dos Açores
Localização: BR-101, km 189 - Balneário São Miguel - Biguaçu (SC)
Contato: (48) 3665-6195
Horário de atendimento: de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Entrada gratuita.