FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Foi concluída em dezembro a primeira etapa de descarte de acervo do Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu. Para essa atividade, foi nomeada uma comissão de descarte, composta por técnicos da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com profissionais das áreas de museologia, arquitetura, história e conservação. Ao fim do processo, foram doados 106 painéis à Secretaria de Educação do município de Biguaçu, para aproveitamento didático, e 24 painéis foram destruídos por estarem desatualizados ou sem condições de uso.

Conforme o coordenador do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), Renilton Assis, esses painéis haviam sido tombados como acervo, porém, identificou-se que não teriam relação do foco do museu de preservar a história e a cultura dos açorianos e seus descendentes em Santa Catarina. "Com essa ação conseguimos definir com mais clareza quais peças têm identidade com o museu. Também foi possível liberar espaço no acervo, já que trata-se de um museu pequeno", explica.

Os trabalhos da comissão de descarte levaram cerca de um ano para serem concluídos. A tarefa teve diferentes etapas, passando pela análise de conteúdo, de relevância histórica e de condições físicas dos materiais que estavam no acervo. Os painéis descartados integraram exposições organizadas por ocasião dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

O Museu Etnográfico Casa dos Açores está localizado na BR-101, em São Miguel, no município de Biguaçu. Em 2018, o espaço recebeu 13,3 mil visitantes que assinaram o livro de visitas.

Ascom FCC