Os jardins do Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina, receberão em breve uma muda da Rosa de Anita, uma flor híbrida criada na Itália em homenagem à catarinense Anita Garibaldi. O plantio será realizado na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, às 17h, e contará com a presença de Annita Garibaldi, bisneta de Anita e Giuseppe Garibaldi.

A ação integra o calendário comemorativo dos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, que se estenderá até 2021.  Para este fim, no ano de 2019 foi criada em Santa Catarina a "Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi", por meio da Portaria FCC nº 39/2019, com o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense. Tal comissão é composta por diversos órgãos estaduais, prefeituras e entidades públicas e privadas. A coordenação é realizada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Vale destacar que, em 2019, Santa Catarina recebeu a visita de uma comitiva de representantes italianos do projeto Una Rosa per Anita.

Agora o estado recebe a visita da bisneta da heroína: Annita Garibaldi estará em Santa Catarina a partir do dia 13 de fevereiro, quando participará também do plantio de rosas nos municípios de Anita Garibaldi, Lages, Curitibanos e Garopaba.