FCC FacebookTwitterYoutube

A noite desta quinta-feira (4) foi de festa no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC). Representantes de entidades culturais, autoridades, artistas e o público em geral estiveram reunidos na sala Martinho de Haro para prestigiar a abertura da exposição Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos, composta por obras dos artistas Osmarina e Paulo Villalva. A mostra integra a programação de aniversário de 40 anos da Fundação Catarinense de Cultura e do MHSC.

Na opinião de Ana Lúcia Coutinho, presidente da FCC, levar o trabalho artesanal a uma edificação histórica como o MHSC é de extrema importância. “É a valorização desses mestres do saber, desses artistas, que às vezes não têm a oportunidade de expor em espaços como esse. Para a cultura material e imaterial catarinense e brasileira, é de um valor fantástico”, acredita.

Além de fazer parte das comemorações pelos 40 anos do Museu Histórico e da FCC, a mostra celebra o registro da Procissão Senhor dos Passos como Patrimônio Cultural Brasileiro. A entrega do certificado do Ministério da Cidadania e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acontece, nesta sexta-feira (5), em Florianópolis.

A exposição

Composta por mais de 150 figuras com, em média, 25 centímetros de altura, quatro placas em cerâmica sobre madeira (39x49cm), além de uma placa em madeira (92x70) representando a Catedral e um tapete com motivos religiosos confeccionado artesanalmente, a exposição faz uma representação dos tradicionais atos que compreendem o cortejo da Procissão do Senhor dos Passos.

Serviço:

O quê: Exposição "Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos"
Quando: de 4 de abril a 30 de maio de 2019. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), Palácio Cruz Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 5 inteira e R$ 2 meia-entrada. Entrada gratuita, mediante comprovação, para professores acompanhando a turma; crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias de turismo. Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.