O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) abriu suas portas em 2 de março de 1979, na Casa da Alfândega, em Florianópolis. O museu foi criado pela Lei Estadual nº 5.476, de 4 de outubro de 1978. Em 1986 ocorreu a mudança da Casa da Alfândega para o Palácio Cruz e Sousa.

Dois anos antes da mudança, em 1984, o Palácio foi tombado como patrimônio histórico de Santa Catarina e iniciaram obras de restauração que lhe devolveram as características arquitetônicas originais da reforma feita em 1898. Em 1986, ao reabrir, passou então a sediar o Museu Histórico de Santa Catarina.

O Palácio Cruz e Sousa é um importante exemplar da arquitetura eclética do final do século XIX, caracterizado por uma conciliação de estilos, como o barroco e o neoclássico. 

A partir de 2005 foram retomados os trabalhos de restauração das pinturas decorativas das paredes internas e dos forros de estuque, tratamento necessário que vem sendo realizado por uma equipe de profissionais qualificados, dentro de rigorosos critérios técnicos. Atualmente, estão sendo recuperadas as pinturas murais.

O museu promove também atividades gratuitas e abertas à comunidade, como oficinas, aulas de tango e de yoga. Além disso, possui espaço expositivo para receber mostras de artistas ou relacionadas à história de Santa Catarina.

:: Conheça os principais atrativos

:: Exposição em cartaz

Vale destacar que, em abril de 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) - órgão que administra o MHSC - também completa 40 anos de criação.

Cruz e Sousa

O Museu Histórico abriga os restos mortais do poeta catarinense João da Cruz e Sousa, trasladados para Florianópolis no dia 26 de novembro de 2007.
Atingido pela tuberculose, buscou tratamento em Sítio, Minas Gerais, mas lá faleceu, em 19 de março de 1898. O corpo foi enviado para o Rio de Janeiro num vagão de trem para transporte de gado e enterrado no cemitério de São Francisco Xavier.

Horários

O horário de atendimento ao público é de terça a sexta-feira das 10h às 18h, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
 O MHSC estará fechado durante o período de Carnaval, nos dias 02, 03, 04 e 05 de março (sábado, domingo, segunda e terça-feira). Reabre para visitação no dia 06 de março (quarta-feira) às 13h.

Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$2 (meia). A entrada é gratuita, mediante comprovação, para professores acompanhando a turma, para crianças com idade inferior a cinco anos, para pessoas com deficiência, maiores de 60 anos e para guias de turismo. Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.

Ascom FCC