A exposição fotográfica Ilha Rendada leva ao Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, no período de 10 de março a 10 de abril, a arte das rendeiras da Ilha de Santa Catarina. O grupo de profissionais, em sua maioria senhoras que se dedicam à confecção da renda de bilro e fazem parte da cultura açoriana característica de Florianópolis, foi fotografrado por Yuri Brauner Guahnon. A mostra tem entrada gratuita no Museu administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis.
 
A iniciativa nasceu das ações desenvolvidas pelo projeto Empreendedorismo nas Rendas de Bilro: a capacitação das mulheres rendeiras da Ilha de Santa Catarina para um comércio justo, desenvolvido pela Fundação de Estudos Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), com o patrocínio da Petrobras pelo programa Desenvolvimento & Cidadania. O projeto, que trabalha desde 2014 com o empreendedorismo nas rendas de bilro em Florianópolis-SC, cidade que possui o maior número de rendeiras do sul do país, cerca de 250 artesãs, encerra suas atividades em março deste ano e, para relembrar as ações desenvolvidas pelo projeto e evidenciar as rendeiras, personagens principais dessa iniciativa, lança a exposição Ilha Rendada.
 
A abertura da exposição fotográfica ocorre no dia 10 de março, às 16h. Na ocasião, será lançado o documentário Ilha Rendada: empreendedorismo nas rendas de bilro, que trata do trabalho realizado pelo projeto com as rendeiras ao longo dos últimos dois anos. 
 
Serviço:
 
O quê: Exposição Ilha Rendada
Quando: de 10 de março a 10 de abril de 2016.
Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina
Localizado no Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis (SC)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6363

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC