O Museu Histórico de Santa Catarina, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, promove a 4ª edição do Seminário Interno de Museologia e Interdisciplinaridade no dia 30 de novembro, das 14h às 16h.

O evento trará um relato de estágio interdisciplinar em museus. A historiadora Julia Farias Inácio, então estagiária pelo Programa Novos Valores (2012-2014), falará sobre sua experiência de contribuir com atividades relacionadas à conservação e pesquisa no Museu Histórico de Santa Catarina. Serão destacandas as ações que culminaram com melhorias da reserva técnica da instituição sob orientação da conservadora e restauradora Márcia Regina Escorteganha.

Durante o estágio, Julia teve contato direto com fontes históricas que fazem parte dos acervos da instituição, experiência que resultou na escolha do seu tema de trabalho de conclusão de curso pela na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) intitulado “Projeto Escolas no Museu: Uma experiência com o ensino de história no Museu Histórico de Santa Catarina (2003 a 2008)”. Seu estágio contou com duas supervisões em distintos períodos, inicialmente com a museóloga Lizandra Felisbino e no segundo momento com o museólogo Renilton Assis.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC