O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe a mesa redonda "Infância e Museoutros: combinação de imaginação e encantamento", com Maria Isabel Leite (MuseOutros), Telma Piacentini (Museu do Brinquedo/UFSC) e Flora Bazzo (MArquE/UFSC). A mediação será feita pela equipe do Núcleo de Ação Educativa (NAE) do MASC. A atividade será realizada no dia 11 de março, quarta-feira, das 15h às 17h.

Podem participar professores, educadores em museus e público interessado no assunto. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição. 

Conheça as participantes:

:: Maria Isabel Leite: arte-educadora, pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Educação, com pós-doutorado em Arte Educação. Realiza pesquisa sobre relações que crianças estabeleceram com o acervo de sete museus londrinos. Foi fundadora do Museu da Infância, espaço que coordenou por cinco anos. Dá consultorias e faz formação em diversos museus pelo Brasil. Tem vários artigos e livros publicados sobre Infância e Museu, destacando-se o livro que organizou com a prof. Luciana Ostetto pela Editora Papirus - Museus, Educação e Cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Coordenou a pesquisa MuseOutros, sobre a qual falará na mesa redonda.   

:: Telma Anita Piacentini: possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras SC (1969), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e estágio especializado na Università Degli Studi di Ferrara, Itália (1991). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da coordenação e do repositório do Museu do Brinquedo no Projeto Pergamum da Biblioteca Universitária da UFSC. Criou o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina, o Núcleo de Pesquisa NICA Infância Comunicação e Arte/UFSC- CNPq e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura infantil, jogos e brincadeiras, imagens de infância, cultura da infância e identidade cultural.Desenvolve também trabalhos de artes plásticas, notadamente pintura, desenho, aquarela, gravuras e sumi-ê.

:: Flora Bazzo Schmidt: pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado intercâmbio acadêmico na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade do Porto - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tendo defendido dissertação intitulada "As crianças pequenas e os museus: mapeamento e análise das produções acadêmicas acerca da relação entre museus e crianças de zero a seis anos", sob orientação da prof.ª drª Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. Desde a graduação atua no campo da Educação, por meio do envolvimento com projetos de diferentes modalidades e níveis de ensino. Tem formação musical e em contação de histórias, tendo atuado nesta área e incorporado suas contribuições em seus diferentes contextos de trabalho. Atuou como docente em instituições públicas de Educação Infantil e atualmente é servidora da Universidade Federal de Santa Catarina, no cargo de Pedagoga - área educacional. Lotada no Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, coordena projetos de educação museal junto ao público - visitas mediadas, oficinas, produção de materiais pedagógicos, dentre outros. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, educação museal, educação patrimonial - arqueologia, contação de histórias e brincadeiras cantadas.

A mesa redonda será realizada no Espaço Claraboia, no MASC.