A cena musical que movimentou a cidade de Brusque na década de 1980, chegando ao seu auge no ano de 1988, é o tema central da exposição BQ80: Quando Brusque foi a capital do rock no sul, que será aberta no dia 10 de outubro, às 20h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC). A mostra tem entrada gratuita e visitação que segue até o dia 17 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A realização é da Modateca e do curso de Design de Moda e da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Univali, em parceria com MIS/SC.

Com nítida inspiração no movimento punk, as várias bandas formadas na época passaram a fazer diversos shows na região, chegando algumas delas a se apresentar no programa Boca Livre, da TV Cultura. A cidade do Vale do Itajaí também recebia shows de bandas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Toda essa cena musical chamou a atenção da imprensa nacional e rendeu reportagem especial no jornal Folha de São Paulo, além de publicações na revista Bizz e na coluna de Joyce Pascowitch.

A exposição reúne um raro acervo de fotos, cartazes, ingressos, fanzines, áudios, vídeos, camisetas de bandas, fitas demo, entre outros itens. Com curadoria do historiador Renato Riffel e da jornalista Claudia Bia, a mostra rememora esse importante momento cultural da cidade, ocorrido há 31 anos, propondo também relações com a moda da época.

Abertura e programação paralela

A noite de abertura contará com o show da banda Os Dalits, com participação de músicos da cena BQ80. Durante a mostra, também ocorrerão quatro eventos temáticos: painel de discussão das letras das bandas BQ80 (dia 23/10, às 20h); debate sobre música e moda (dia 29/10, às 20h); oficina de fanzine (dia 5/11, às 14h) e discotecagem com o som das bandas que influenciaram a cena BQ80 (dia 12/11, às 20h).

Serviço:

O quê: Exposição BQ80: Quando Brusque foi a capital do rock no sul
Abertura: 10 de outubro de 2019, às 20h
Visitação: de 11 de outubro a 17 de novembro de 2019. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (47) 3261-1280 / (48) 3664-2555
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos

>> Conheça as bandas de Brusque nos anos 80 pelo canal BQ 80 no YouTube