FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Miscuta terá uma série de cinco programas especiais nas próximas semanas, em homenagem pelos 90 anos do poeta Claudio Alvim Barbosa, o Zininho. A primeira desta edições será exibida nesta segunda-feira (6), e conta com as participações de Claudia Barbosa, cantora e filha de Zininho, e do músico Rafael Galcer.

Nesta quarta-feira, 8 de maio, Zininho estaria completando 90 anos. O hino oficial de Florianópolis, o famoso Rancho de Amor à Ilha, é composição do poeta nascido em 8 de maio de 1929. Aliás, a Ilha e sua gente foram as principais fontes de inspiração para as composições dele, que também foi radialista e arquivista.

Seu legado inclui, além das belas composições, um acervo fonográfico que ajuda a contar a história de Florianópolis entre os anos 1940 e 1970. Esse material, somado a seu acervo de 700 discos e 300 fotografias, deu suporte à criação da Casa da Memória, na capital.

No primeiro programa, Claudia Barbosa fala sobre a agenda de comemorações pelos 90 anos do pai, o projeto de resgate e preservação da obra do poeta, entre outras curiosidades sobre Zininho. Até o dia 3 de junho, amigos e músicos que dividiram o palco de grandes histórias com o compositor também passarão pelo Miscuta.

O programa é transmitido todas as segundas-feiras, às 18h, pela Rádio Udesc FM de Florianópolis, na frequência 100.1. O Miscuta é uma produção da Fundação Catarinense de Cultura, em uma parceria entre as Assessoria de Comunicação e o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). Todos os programas ficam disponíveis, também, no site do MIS (aqui).