A apresentação do filme 'O Circo' (1928), de Charlie Chaplin, com trilha sonora executada ao vivo pela Banda da Lapa, terá uma edição especial no dia 1º de dezembro, às 20h, no Conselho Comunitário na Freguesia do Ribeirão da Ilha. Com entrada gratuita, a ação é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), a Sociedade Musical e Recreativa Lapa (Banda da Lapa) e o Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha.

A comédia de Chaplin é um clássico do cinema mudo e terá trilha sonora feita pela banda, que nasceu em 1896, praticamente junto com o cinema: a primeira sessão de cinema no mundo foi realizada em 28 de dezembro de 1895. O projeto Cinema ao Vivo resgata a experiência de assistir a um filme com som executado ao vivo por uma banda, como acontecia antes do surgimento do cinema falado.

Para o regente da Banda da Lapa, Wellinton Correa, a apresentação é um presente para a comunidade do Ribeirão da Ilha. “Já executamos a trilha sonora do filme no Centro Integrado de Cultura e em outras cidades de Santa Catarina, neste fim de ano, queremos dar este presente para a nossa comunidade do Ribeirão e sul da ilha.” A primeira vez que a Banda da Lapa fez a trilha sonora do filme 'O Circo' foi em 2015, com duas sessões lotadas no cinema do Centro Integrado de Cultura. Desde então, o espetáculo já percorreu diversas cidades catarinenses.

A sessão no Ribeirão da Ilha faz parte do Projeto 'Um sopro de esperança: Formação Musical na Banda da Lapa – Temporada 2017-2018', realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Prêmio Elisabete Anderle/2017. O local de exibição tem capacidade para 120 pessoas sentadas.

O que: Cinema ao vivo com a Banda da Lapa - filme O Circo
Quando: 1º/12/18, às 20h
Local: Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha - Rodovia Baldicero Filomeno, 7792, Freguesia do Ribeirão (em frente à E.E.B. Dom Jaime)
Entrada gratuita.